É verdade... está cada vez mais triste caminhar pelas ruas, abrir revistas e jornais ou ligar a tv e ver tanta injustiça, crimes, acidentes lamentáveis, tanta dor e destruição! É verdade... está cada vez mais difícil enfrentarmos a jornada de mais um dia. Tem razão aquele que diz que por essas coisas tão horríveis não vale a pena viver. Claro que não vale a pena viver pelas coisas ruins, de onde podem tirar algo assim? É pelas coisas boas que vale a pena viver! E há tantas coisas boas, bonitas, saudáveis, alegres nesta vida para contemplarmos, aprendermos ou absorvermos!
Pode ser que não consigamos deter as injustiças ou catástrofes como desejaríamos que fosse possível, mas o "lado bonito da vida" sempre estará ali para nos consolar, dar forças, nos ensinar e ajudar a ver tudo sob uma perspectiva positiva e pra frente.
Em muitos momentos nos esquecemos de que as coisas boas existem, por sermos bombardeados por coisas ruins. Mas mesmo que coisas ruins aconteçam, ainda existirão coisas boas, pelas quais vale muito a pena continuar vivendo! Vamos nos lembrar daquela passagem em que Jesus diz aos discípulos para olharem para o céu e notarem as aves voando sem preocupação alguma. Ali estava Jesus, com o olhar sereno e pacífico, seguindo o movimento das aves no céu. - Seria bom estar ao lado de Jesus naquele instante, não acha? O mestre interrompeu seu discurso só para olhar as aves, mostrando à multidão que o ouvia quão importante e necessário é pararmos durante nossa rotina para contemplar as coisas boas e belas que existem, pois só assim teremos equilíbrio e bem-estar, mental e emocional. Então Jesus falou: "As aves não plantam e não colhem, e mesmo assim não lhes falta alimento, porque Deus o providencia. Se Deus faz isso por elas, não deixará de fazer por vocês, que são tão importantes e preciosos para Ele quanto essas aves." (Texto de Mateus 06:26-27). Saber disso é maravilhoso, e faz a vida valer a pena demais! Vale a pena para as aves viverem por confiarem em Deus, e vale a pena para todos os seres viventes da mesma forma saber que se confiarem em Deus e fizerem sua parte, Deus jamais deixará de cumprir com a dEle!
Por tantas coisas mais vale a pena prosseguir, continuar, tentar mais uma vez! Por tantas coisas mais vale a pena permanecermos vivos! Pelos momentos que curtimos com pessoas que gostam de nós de verdade; pelas tardes chuvosas desfrutando de um chá quentinho e um bolo de chocolate; pelas coisas que tanto gostamos de fazer, seja cantar, dançar, tocar um instrumento, escrever, ler, desenhar, cozinhar, ouvir nossas músicas preferidas... pelas aves que voam, pelos peixes que nadam, pelos animais que correm nos campos e pastos; pelos seres que nascem e pelas criaturas que morrem; pelo céu que muda de cores para tons tão sublimes bem diante dos nossos olhos - sem nenhum truque ou armação; pela chuva que cai trazendo o arco-íris no horizonte; pelas ondas do mar que vão e que vêm produzindo aquele som de imensa calmaria... por tudo isso e por muito mais vale a pena viver! Pelo o que fomos, pelo o que somos, pelo o que seremos e pelas lembranças que ficarão de nós, e do que fizemos e dissemos, e a quantas vidas contagiamos e alegramos, vale muito a pena viver! Porque Deus nos ama, nos compreende, e mesmo não podendo deter que certas coisas no aconteçam, prometeu estar conosco incondicionalmente e não nos abandonar nunca (Hb. 13:05); e por ter enviado seu filho para morrer em nosso lugar, deixando bem claro, desta forma, o quanto somos especiais para Ele (Jo. 03:16-17), não só vale a pena viver, mas é verdadeiramente extraordinário existir!
No amor de Jesus,
Jacqueline C. Gomes