Pesquisar este blog

4 de julho de 2007

Suportando as Contumélias

O que isso quer dizer? As definições encontradas no Aurélio seriam injúrias e insultos. Em se tratando de brincadeiras de mau gosto que as pessoas fazem às outras pessoas, no intuito de insultá-las. Essa provocação faz com que desperte no outro a ira, e depois de irado, faz coisas que nem ele acreditava que capaz de realizar. O indivíduo que pratique a contumélia tende a ter um espírito provocativo e instigante a fim de estimular no outro as emoções negativas.



Por isso que a Sagrada Escritura ensina que o crente deve ser longânimo de espírito, isso quer dizer; predisposto a ter um ânimo longo apesar de outro demonstrar incomodações simples, para ver se você se altera face a um ataque verbal por parte do outro. Geralmente, ocorre em posições divergentes: Crente x Cético, entre os esportistas, entre profissionais do mesmo ramo etc. São brincadeiras simples, e outro quer “tirar uma casquinha” e para ver como o outro reage em relação àquelas palavras de ataques. São palavras que podem ter peso pesado ou peso leve do ponto de vista de quem a profere.



Dessa forma, é bom que crente saiba sair com destreza aos ataques verbais, sem ofender e sem ser ofendido. Enquanto houver gente haverá os atritos, enfim, pode haver atos contumeliosos entre pessoas que estão em níveis idênticos ou de uma pessoa sagaz para uma pessoa simples. Mas, os cristãos devem saber lidar com os injuriosos, principalmente, orando por eles, sabendo que eles poderão refletir, e caindo em si, mostrar arrependimento.



Mas a zombaria, que em outras palavras, são formas de desrespeito de um para com o outro. Eles fazem movidos pelo ímpeto de insensatez. Não se sabe o que o outro quis dizer ou como ele reage ao cotucá-lo. Todavia, as pessoas com o tempo alcançam maturidade, convivência com as pessoas e saberão discernir uma brincadeira de bom gosto e de uma maneira desrespeitável de lidar com pessoas. A maturidade cristã, ela não se alcança numa primeira tempestade, mas sim com diversos nevoeiros. Elas vêm e vão, por isso que você analisa e tira lições com cada situação enfrentada.



Destarte, amigo, é preciso conviver com todos os tipos de pessoas. Com tempo os zombadores perceberão que vocês não se importam com gracejos de mau gosto, e eles vão se esfriando e dirão com esse, não adianta escarnecer; porque ele não se importa. É claro que se a injúria for pesada demais, onde fere a honra, poderá optar em escolher o caminho dos homens para que se mensure o dano afetado.



Portanto, o salmista aconselha que não é bom assentar-se juntos aos escarnecedores, porque você aprenderá as lições de um escarnedor. Mas, você deve tratá-lo com respeito, e ao escárnio recebido, devolve-se com educação e um muito obrigado, ele não entenderá. Por isso que a Bíblia menciona que o “Senhor é Tardio em irar-se”. Esse modelo de procedimento que eu e você, precisamos adotar, ser manso e tardio para não enfurecer, e não praticar nenhuma maldade ao seu próximo, e sim, a bondade como uma caridade bem maior e constante em suas vidas.



Um grande Abraço.

No Senhor Jesus.



Élcio Cunha
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...