"...Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento"- I Pedro 1:15.
“A santificação é sempre uma obra progressiva", disse J. C. Ryle.
Santificação – Ato de SANTO ficar !
Quando empregamos uma palavra com a terminação “ação”, significa na maioria das vezes que ela requer continuidade – Ex: Conversação (“aquele que está em freqüente conversa” – dedicação (aquele que se dedica com freqüência)...santificação (aquele que se santifica com freqüência). Essa é a idéia !
O termo grego empregado é AGIASMOS que significa “consagração” – “separação” – “santificação”.
É um processo que leva o cristão tornar-se uma pessoa dedicada, santa, baseada em um início implantado quando da conversão reconhecido diante de Deus.
O alvo final é a perfeita concretização dessa santidade no indivíduo de modo que a própria santidade de Deus Pai seja plenamente absorvida. Pelas passagens abaixo, tem-se noção do que reflete essa vida de santificação:
Mateus 5:48: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”
Gálatas 2:19-20: “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
LOGO, devemos nos perguntar:
- A vida que temos em Jesus está no foco certo ?
- As coisas que estão no coração de Deus são as que afetam o meu coração ou eu quero que as coisas do meu coração afetem a Deus ?
- O testemunho que eu dou ou a mensagem que eu prego são as verdades de Deus refletidas através da minha vida ?
- Quando falo, estou transmitido o que veio do coração de Deus através do meu para alcançar o coração daquele que me ouve, ou estou simplesmente comentando assuntos do interesse comum dos corações humanos ?
- Sentimos o “peso” da santidade de Deus sobre nossas vidas em cada ato, ação, atitude, palavra...ou não sentimos esse peso de santidade e assim temos nosso próprio conceito de santidade ?
O Senhor disse: “Sede santo porque EU SOU santo. Ele não disse: Se santifique como eu me santifico, pois, Ele não precisa de santificar-se, mas nós sim ! (Levítico 11:44).
Santificação é um pré-requisito para entrarmos no reino celestial, muito embora muitos evitam até de falar sobre o assunto !
Shalom !
por Vilson Ferro Martins