"Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." - Mateus 5:48.
Quando lemos os capítulos 5 a 7 de Mateus conhecidíssimo como o Sermão do Monte, observamos Jesus tratando de uma proposta da Vida no Reino, Preceitos para a Vida no Reino e práticas como esmolas, oração, jejum, dinheiro, ansiedade, etc. De certa forma tudo que rege nossa vida terrena, mas com implicações diretas ao Reino.
Pois bem, no final do capítulo 5 Jesus nos traz uma Palavra poderosíssima e que através da mesma, NINGUÉM estará isento de culpa, diante do Senhor no grande dia da prestação de contas. E por quê ?
Jesus está claramente afirmando que o Pai é o padrão de comportamento a ser observado e seguido sempre.
Isto significa que caem por terra todas - todas - as desculpas que alguém poderia apresentar para não seguir a Jesus.
Desculpas como:
-Desisti de servir ao Senhor porque o pastor fulano de tal aprontou isso e isso...
-Não vou mais levar minha vida como cristão, porque naquela igreja só tem (desculpe o termo) nó cego...
-Aquele camarada se dizia crente, mas deve para todo mundo...
-Você não conhece minha história e como fui traído...
-O que eles querem é só dinheiro...
Talvez o fato de alguém que lê essa pequena meditação esteja longe do Caminho por qualquer outra situação, entretanto, igualmente não será desculpa aprovada diante do Pai.
O padrão de comportamento é o Pai !
O estilo de vida deve ser observado do Pai !
A conduta diária deve ser espelhada do Pai !
Ele é o padrão a ser seguido ! Ele é o modelo a ser observado. Não esta ou aquela pessoa !
...É irmão, mas Paulo disse: Sede meus imitadores como eu sou de Cristo ! Aleluia ! Ele disse isso mesmo, portanto, vamos trazer para NÓS essa responsabilidade e vivermos de modo tal que possamos arvorar essa bandeira dizendo: Imite-me, como eu sou imitador de Cristo. E não jogar a responsabilidade sobre outros e assim facilmente encontrar uma desculpa para não levar a vida de cruz, num caminho estreito e aflitivo proposto pelo Mestre.
Quem tem procurado encontrar desculpas usando outros como escudo para não servir a Deus, não passa de frouxo espiritualmente falando, e fraquinho de mente, pois prefere olhar e ter como padrão de vida o comportamento alheio do que a Palavra que afirma: Seja santo no teu procedimento como EU SOU santo, diz o Senhor !
Shalom !
por Vilson Ferro Martins