Pesquisar este blog

31 de agosto de 2007

Jesus Esteve no Inferno?

Caro e amado Pr e irmão XXXXX,

Com relação à questão de Jesus ter ido ao inferno e pregado para os mortos, creio como alguns estudiosos que Jesus não esteve no inferno com chamas, mas no local para onde iam os mortos (sheol) antes de ele ter levado cativo o cativeiro, separado por um abismo e de onde se podiam ver os atormentados.

Veja como explica claramente certo estudioso da Bíblia:

“O Cristo ficou 3 dias e 3 noites (isto é, do pré-alvorecer da quinta-feira até o do domingo) no coração da terra, com a porta do túmulo fechada. (MT 12:40)

Enquanto isto, o Cristo “tinha descido” não “à terra”, mas sim “às partes mais baixas da terra”, que teêm que ser o seu centro. (EF 4:9)

A alma do Cristo não ficou para sempre no hades = sheol = inferno (lugar da habitação dos mortos, que então tinha 2 compartimentos eternos e inescapáveis (um o paraíso dos salvos, outro o local de sofrimento dos perdidos) Lc 16:19-31, e agora só tem 1 compartimento (de sofrimento). o corpo do cristo não conheceu a menor corrupção. (SL 16:10)

O Cristo “pregou” (proclamou, sem exigir a idéia de oferta de 2a. oportunidade!) julgamento aos espíritos em prisão. Estes são demônios já no tártaro 2Pe 2:4 e Jd 1:6 [por terem tentado corromper a carne humana e assim impedir a prometida encarnação do Cristo? Gn 3:15; 6:1-4]). esta pregação poderia ter o título: “vocês falharam!” (1Pe 3:18-20)

O Cristo despopulou a metade do hades que abrigava o paraíso e todos os salvos do V.T. que haviam morrido (Lc 16:19-31). O débito efetivamente pago, eles puderam entrar no 3o. céu 2Co 12:2.”(1)



Outro estudioso explica assim:



“E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.” - Lucas 16:22-24



“Essa passagem cognominada de parábola não é uma parábola, pelo fato de conter nomes próprios, tudo indica que aconteceu na época de Jó, é o que alguns estudiosos supõem, o certo é que foi o Mestre dos mestres que disse . É interessante observarmos o tratamento dispensado a ambos: o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O mendigo teve o privilegio de ser transportado pelos anjos para o seio de Abraão. Que maravilha os anjos cuidando dos filhos de Deus. O rico não teve essa mordomia, morreu e foi sepultado, a Bíblia não diz, mas certamente os anjos maus encarregaram de transportar-lo para o inferno.

Aqui esta os locais onde se encontrava as pessoas que morriam antes da morte de Jesus. Dois lugares nas regiões baixa da terra separada por um grande abismo (Lc 16 : 26), um gozando as consolações e outro sofrendo nas chamas (Lc 16: 24).



Com a morte de Jesus Cristo , ao ressuscitar houve uma mudança de domicilio , os salvos foram transportados para o terceiro céus o paraíso (Lc 23:43) . Quando Jesus ressuscitou, juntamente com Ele vários corpos de santos ressurgiram na cidade Santa (Jerusalém) (Mt 27:53) e desapareceram, certamente foi por ocasião do traslado Seio de Abraão para cima, juntamente com Jesus Cristo, foram as primícias da ressurreição.



“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.” (Efesios 4 : 8 -10)



Jesus desceu as partes mais baixas da terra, o inferno , pregou aos prisioneiros ( I Pe 3 : 19 ) , tomou as chaves ( Ap 1 :18 ) , libertou o Seio de Abraão , que a Bíblia diz : levou cativo o cativeiro , subiu acima de todos os céus , para cumprir tudo.



Paulo foi arrebatado até o terceiro céus e viu o paraíso . (2 Corintios 12: 2 –4)



O paraíso é onde Jesus disse ao ladrão que estaria com Ele após morrer . (Lucas 23:43)



João no Apocalipse teve a visão das almas debaixo clamando debaixo do altar. Engana-se quem pensa que morreu acabou a consciência, dorme. Quem morre é o corpo, o espírito mantém consciente onde está. Só não tem consciência para os acontecimentos aqui debaixo do sol.” (2)





Eu, particularmente, concordo e creio nesta interpretação, que é totalmente coerente. Inclusive com o fato de Jesus ter dito à Maria logo quando Ele ressuscitou “Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai...” em João 20:17 ter total concordância com o que é ensinado acima. Acredito que é assim que maior parte dos fundamentalistas crê.



Que Deus o abençoe. Não deixe de mandar seus estudos e pregações. Agradeço pelo último que você me enviou.



Seu conservo, com estima cristã



Miguel Ângelo L Maciel



Referências

1. Cristologia: A Doutrina de Deus Filho -- Curso por Hélio.

2. E4C Lc16-22-24 o Novo Domicilio -- J.F.Costa



Todas as citações da Bíblia são da tradução Almeida Corrigida e Fiel ao Texto Original (Sociedade Bíblica Trinitariana).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...