Pesquisar este blog

20 de agosto de 2007

Navegando a Sota-Vento !

"Partindo dali, fomos navegando a sotavento de Chipre, porque os ventos eram contrários." - Atos 27:4.


O apóstolo Paulo quando acusado pelos invejosos, apelou para César, portanto, lhe era necessário viajar até Roma e assim comparecer diante do mesmo para expor sua defesa.

Quando partiram para a Itália, em determinado ponto da viagem, foi necessário navegar a sota-vento, por serem contrários os ventos. Os ventos que predominavam no começo do outono naquela região vinham do noroeste, provocando ventos de proa (frente) que dificultavam um navio costeiro a navegação em mar aberto. Assim, o navio contornou a extremidade leste da ilha de Chipre, a sotavento, dirigindo-se para o norte, à costa da Cilícia, de onde então se voltaria para oeste, ficando próximo à costa por muitos kilômetros.

A inveja e outras formas de pressões que sofremos produzem "ventos" de frente que torna impossível a nossa navegação. É aí que devemos ter estratégias para "navegar a sota-vento".

Navegar a sota-vento significa mudar o rumo da rota original, mas não o destino final. Navegar assim significa diminuir de forma considerável a velocidade, mas não parar. Significa saber costear penosamente um obstáculo a fim de chegar no ponto desejado.

Paulo enfrentou uma navegação terrível, ventos contrários, em dado momento simplesmente ignoraram seu conselho a ponto de naufragarem, entretanto, ele continuou firme.

Os ventos são contrários neste momento em sua vida ? Navegue a sota-vento !

Mude de rumo, mas não de alvo ! Diminua a velocidade, mas não pare ! Mesmo que não ouvirem seu conselho, continue firme !

Deus disse que Paulo precisava comparecer diante de César, portanto, Ele - mesmo diante de tanta catástrofe - manteve a vida do apóstolo intacta e nesse ínterim, ainda operou maravilhas, através do Seu vaso. De igual forma, todos nós somos vasos e devemos comparecer como vencedores, pois Ele e somente Ele nos garante a vitória e uma chegada incólume !

Todos nós temos um momento na vida que ou navegamos a sota-vento ou o "navio" se despedaça !

Entre um e outro, qual é a melhor escolha ?



Shalom !

por Vilson Ferro Martins
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...