Pesquisar este blog

4 de janeiro de 2008

Verão

04-Jan

Verão

Verão lembra sol, samba, suor e cerveja. Verão lembra praia, mar, viagens. Verão lembra férias, diversão, piscina e pouca, pouquíssima roupa. O carnaval acontece no verão. As pessoas ficam mais empolgadas, extrovertidas e excitadas no verão. Há um alto índice de práticas sexuais e muita liberdade, quer dizer, libertinagem.

Ai, ai, ai, o verão castiga os crentes! E vou explicar porquê.
Até o começo dos anos 90, um evangélico na praia era considerado um pecador, um desviado, digno de repreensão. E o pecado vinha pela forma como se vestia, homens e mulheres, pelo que via ali e por fazer parte daquilo.

Assim como o tabu da TV isso caiu.
Hoje já é considerado normal (exceto pelos radicais), um crente no Senhor se divertir, ir à praia, assistir TV, jogar futebol, etc..

Mas por que essa preocupação dos “pais da igreja evangélica brasileira” com o verão?

Há uma música da Banda Catedral que diz:

“Quando o verão chegar, eu quero ser mais forte do que sou”
“Sem medo no olhar, nenhum motivo pra chorar”
“Quando o verão chegar, o sol mais forte aparecerá...e vai nos aquecer”

Em Mateus 5.27 e 28, Jesus diz:

“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”

Um amigo meu (católico, cerca de 42 anos) quando leu isto pela primeira vez, incorformado disse:
“Pô, sacanagem!” “Não pode nem olhar?”
“Se Deus fez coisa melhor que mulher, fez só para ele”.

Muito embora não consideremos mais pecado vestir uma sunga, maiô, biquini, dar um mergulho e aproveitar a natureza que Deus criou, há um perigo (e ninguém pode negar) na malícia que vem pelo olhar corpos semi-nus.

“Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!”
Mt 6.23

Ninguém pode apagar ou revogar o que Jesus disse.
Especialmente para os homens, o desejo vem pela aparência (não pelo papo), e quanto menos roupa, mais tentador e difícil é ignorar uma bela mulher. Um belo corpo.

Eu trabalho no centro de São Paulo há quase 20 anos, onde transitam centenas, milhares de pessoas. Primeiro trabalhei próximo à Praça da República, e hoje estou “do lado de cá” do Viaduto do Chá, na Rua Boavista.

Quando saio para almoçar, dar uma volta e comprar algo, ou qualquer outra coisa, durante o verão, é praticamente IMPOSSÍVEL não notar a moda que o verão traz e como algumas jovens e até mesmo nem tão jovens mulheres se vestem.

O primeiro olhar, inevitável, não configura pecado. Ufa!
Como o Mestre nos ensinou, o pecado vem da ‘cobiça’, quando em nossa mente passamos a imaginar algo com aquela pessoa.

É de escandalizar e deixar alguns pastores de cabelo em pé, o modo como algumas mulheres vem para o centro da cidade nessa época, trabalhar ou fazer compras. Eu e meu amigo, igualmente evangélico, que por vezes almoça comigo, comentamos algumas cenas (sem maldade!), de mulheres que vem praticamente de camisola pra cá. São roupas curtas, outras transparentes, seios e coxas à mostra, algumas ousam deixar a lingerie em casa, enfim, haja tentação.

“Ora, José era formoso de porte e de semblante. E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.
Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem;
ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela. Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro. Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora”.
Gn 39.6-12

Muitas coisas temos que enfrentar nessa vida, mas há uma em especial, onde a Bíblia não nos recomenda ‘lutar’, mas ‘fugir’: da tentação sexual.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”
Mt 26.41

“Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”.
1Co 6.18

Infelizmente Satanás tem derrubado até mesmo grandes líderes cristãos em escândalos sexuais.

“Sexo, poder e dinheiro” formam o tripé (ou as três pontas do tridente), que o Diabo mais usa para seduzir os homens.

Estejamos atentos contra as astutas ciladas que são armadas contra nós.
E lembre-se: o sexo é bênção, dentro do casamento, e não fora dele.

Que possamos ser discretos, prudentes, escolhendo roupas decentes ao sair de casa. Não pecando e não levando outros a pecarem.

Tenha um bom dia e um bom verão.

Ricardo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...