Pesquisar este blog

10 de janeiro de 2008

Nas Profundezas da Oração

Oramos o suficiente?
Será mesmo?
Assistindo a um vídeo de um pastor americano, certa vez aprendi o que disserto abaixo e compartilho com vocês meus leitores esperando que o artigo os edifique:

Muitos de nós murmuramos por conta da falta de um, digamos, maior poder visível da parte de Deus em nós, manifestado em nós. São orações que aparentemente não são respondidas, pedidos não atendidos, retorno esperado não visto. O problema creio eu é que a maioria de nós deseja a bênção, mas não quer pagar o preço. A maioria de nós acredita que uma simples oração, uma breve prece é suficiente. Alguém brincou certa vez dizendo que o crente com sono diz o seguinte antes de dormir: "Senhor, abençoe o planeta Terra. Amém", e logo está roncando debaixo das cobertas...
Pronto já orou por tudo e por todos (hehehe).

Brincadeiras a parte, no filme que mencionei, o pastor de joelhos olha para a câmera e diz: "Meus irmãos, ao dobrar os vossos joelhos e começar a orar não pensem vocês que de imediato acontecerá alguma coisa, não, vocês estão enganados, a princípio nada acontece".
E continua dizendo: "Mas não desanime. Saiba que Deus quer intimidade com você, comunhão, Ele quer que você seja UM com Ele como orou Nosso Senhor Jesus, portanto meus amigos, ao começar a orar não tenha pressa, não fique de olho no relógio, não calcule nem se preocupe com o tempo".

O que este pastor quer dizer pode ser ilustrado da seguinte forma:
O mergulhador profissional antes do mergulho prepara-se. Primeiro aprende a mergulhar com outra pessoa, depois escolhe o local, roupa e equipamentos apropriados, e então com um objetivo em mente salta na água. Conosco costuma ocorrer o seguinte: saltamos na água de uma vez e vamos nadando, nadando abaixo, chegamos até a ver uma luz no fundo do oceano, mas bem distante e sequer chegarmos perto, já voltamos nadando desesperados à superfície em busca de oxigênio. E não voltamos mais. Ou seja, estávamos no caminho certo, nos aproximando do alvo, daquela luz onde encontraríamos o que queríamos, mas desistimos no meio do caminho (ou no início) e voltamos. Isso acontece com quem ora apressadamente. Não chega a mergulhar nas profundezas da oração e acaba por não sentir então a maravilhosa presença de Deus, sequer a certeza de sua provisão. Sua FÉ não é fortalecida.

Outra forma de ilustrar seria um vôo. Começar a orar é algo como começar a bater asas em direção ao Terceiro Céu. Você vai voando, voando na oração, viajando em direção ao Trono da Graça de Deus, à Sala de Oração Celestial, mas você se cansa de bater as asas e ainda no céu visível/físico, você olha debaixo pra terra, você olha pra trás e volta cansado. Antes de chegar ao destino.
Conclusão: Tanto em uma ilustração quanto em outra percebam que não chegaste até Aquele com quem queria conversar. Motivo? Sua pressa. Sua falta de paciência. Seu desânimo e sua preguiça.

Continua dizendo o pastor no DVD, mais ou menos assim: "Irmãos tenham calma. Deixe o Espírito Santo falar a você docemente, fluir do seu interior, concentre-se e abra o seu coração ao seu Pai em oração e súplicas".

Pode parecer bobo dizer isso, mas quando for orar imagine Jesus à sua frente lhe ouvindo. É, parece bobagem, mas a maioria de nós quando fecha os olhos e ora, lembra da realidade, isto é, que está cercado de gente na igreja ou sozinho em casa orando. Gente... experimente imaginar que Jesus está lhe ouvindo, eu sei que parece bobo, mas experimente! Imagine estar no Céu com Ele enquanto ora!

E veja o que acontece!

“Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos”.
1Co 14.18

Aqueles irmãos que ainda não receberam o batismo com o Espírito Santo, aqueles irmãos que não oram em outras línguas, eu sei, muitos se consideram menos agraciados, menos espirituais, mas isto nem sempre é verdade.

Primeiro porque o tempo para o recebimento deste dom vem da vontade de Deus e não da nossa. Segundo porque embora (caso seja o seu caso) você não fale em línguas estranhas isso não significa que Deus o ame menos, que você seja um cristão pior do que seu irmão...

“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.
Rm 8.26

Por outro lado, acredito que alguns daqueles que já estão há algum tempo com o Senhor e ainda não foram batizados com fogo, no fundo no fundo, sabem o porquê não o foram. E isso envolve vários motivos, dentre eles:

- São de igrejas tradicionais, onde não se acredita na atualidade dos dons espirituais.

- Tem consciência de que não tem buscado a face do Senhor o suficiente, não tem mergulhado até as profundezas da oração. São preguiçosos.

- Possuem pecado oculto, pecado secreto, pecado de estimação e não largam dele! Não se despojaram do velho homem e seus desejos carnais. Não confessaram nem abandonaram coisas que sabem, os condenam.

- Não há renúncia na vida da pessoa. Ao mesmo tempo que são cristãos e gostam da igreja, também são amigos do mundo. Essa vida dupla e incoerente os mata, não os completa, os deixa frustrados e não os permite alcançar a plenitude do Espírito Santo pelo simples fato de não se desprender das coisas da Terra.

Em qual caso nos encaixamos e como podemos corrigir-nos?

Há uma queda considerável no número de adeptos de igrejas pentecostais ou renovadas que falam em línguas estranhas nos dias de hoje, em comparação com um passado recente.

Esse mesmo pastor comenta em um livro escrito por ele, sua experiência em trocar as habituais duas horas noturnas de TV, por duas horas com Deus. Sim, ele nos conta sua experiência vitoriosa ao sacrificar o que sua carne queria, isto é, assistir TV, e no lugar, nesse mesmo horário, estar ali, duas horas orando e meditando na Palavra do Senhor, antes que o sono lhe embriagasse. Eu sei, também parece bobo, mas pense mais além, pense na renúncia. Sim, a salvação é gratuita eu sei, mas lembre-se que ao contrário do que andam pregando por aí, você pode sim, vir a Deus como você está, mas não permaneça como você está! Venha a Deus assim mesmo, arrebentado como está, mas mude de vida. Obedeça à Palavra de Deus. Peça ajuda a Deus para melhor servi-lo. Cada dia mais e melhor.

Um grande problema que tenho observado hoje nas igrejas é a falta de oração. Alguém já reclamou e com razão que os louvores tem tomado hoje em dia muito tempo, antes destinado à pregação da Palavra. Soma-se a isso que a oração vem diminuindo a cada ano, a cada década da história da igreja, justo ela, tão necessária e recomendada na Bíblia.

"Voltando (Jesus) para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo?"
Mt 26.40

Faço votos que alguma parte deste artigo lhe ajude quando da próxima vez em que for orar (falar com Deus) e que você alcance a quarta dimensão.

"Orai sem cessar".
ITs 5.17


Tenha um bom dia!

Ricardo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...