Pesquisar este blog

11 de janeiro de 2008

"Tropa de Eleitos"

Certa noite o pastor nos chamou em sua sala, eu, o Tiago, o Caio e o Renato. Logo notamos sua preocupação ao convidar que nos sentasse ao redor de sua mesa. Com ar sério e de portas fechadas iniciou a reunião conosco após o término do culto. Praticamente todas as pessoas já tinham ido embora pra casa. Era uma noite fria de inverno.

O Pastor Ronaldo então começa a nos explicar com profunda tristeza no coração a atual situação de nossa igreja, ele começa ali a abrir o seu coração a nós, obreiros de sua confiança, e o ouvimos atentamente. Dá pra sentir a agonia em seu peito enquanto nos confidencia seus sofrimentos a frente daquele rebanho. Todos nós sabemos do amor que aquele homem tem pela obra de Deus. Todos nós o admiramos e o respeitamos muitíssimo. Sua postura, seu caráter, suas posições firmes, sua dedicação pela igreja, sua visão bíblica e administrativa. Com ele no comando temos aprendido tanto...


- Chamei vocês aqui, em primeiro lugar porque preciso desabafar com alguém, também sou humano, homem de carne e osso, pode parecer, mas não sou de ferro... o Senhor tem me falado constantemente sobre sua volta, seu retorno, que acontecerá em breve, muito em breve... choro todas as noites pelas vidas sob minha responsabilidade... Deus tem me despertado nas madrugadas, está claro pra mim que a maioria vai ficar...

- Mas a culpa não será sua Pastor Ronaldo! Cada um dará contas de si próprio a Deus!!! - Caio falou.


- Sim, eu sei meu amado, mas não suporto a idéia de ver essas famílias, famílias inteiras a caminho das chamas! Não posso permitir isso!!! Vocês sabem do amor que sinto por eles. De como os recebi desde o primeiro dia, de como tenho acompanhado suas vidas, conheço cada um, visitei suas casas, conheci suas dores, temos lutado juntos em oração e vencido muitas batalhas graças a Deus.

- Pastor, o que podemos fazer para ajudá-lo? - indagou Renato.


- Renato, chamei vocês aqui, e não a todos, primeiro porque vocês tem se notabilizado no ministério, louvo a Deus pela vida de vocês e sei que posso confiar em vocês. Tenho os treinado e acompanhado de perto. Tenho visto o testemunho que dão dentro e fora da igreja. E segundo, porque unidos seremos mais fortes. Meu coração diz que não me decepcionarão.

- Oriente-nos pastor, como sempre fez com sabedoria e vamos vencer em nome de Jesus, eu disse.

- Ricardo, estamos vivendo creio eu, a pior fase da igreja evangélica no Brasil. O liberalismo é tamanho que as pessoas perderam o temor de Deus. A confusão religiosa é tão grande, que as heresias se misturaram ao bom alimento de tal forma que as pessoas já não conseguem mais discernir o que é certo do que está errado. Ainda que eu pregue, como tenho pregado, somente o que está na Bíblia, a pressão que vem de fora, do mundo, da carne, do diabo e infelizmente

de outras igrejas, é tão forte, que tem mexido com a cabeça de nossos irmãos.

Andam me chamando pelos corredores de "atrasado", "moralista" e "ditador". Eu amo essa gente, e só faço o que Deus me manda fazer, e é por isso que não saio da Bíblia, mas o povo está ávido por novidades, eles querem que nossa igreja também incorpore os modismos dessas seitas que existem por aí.

- Pastor - disse o diácono Tiago - não mude! Não ceda! Continue assim!

- Claro querido, não vou mudar, mas me desespero por não ver mudanças na minha frente. Mudanças espirituais! De lá do púlpito tenho observado os irmãos durante os cultos. Pouca ou quase nenhuma reverência. Gente com conversinha de lado o tempo todo....

- Coloca um cartaz na parede, pastor - interrompeu Caio - com os dizeres: PROIBIDO CONVERSAR NA HORIZONTAL, SOMENTE NA VERTICAL - brincou.

- Caio, como nossa igreja é pentecostal e temos o costume de orar em voz alta, as pessoas não vêem problema em conversar durante a pregação. Isso além de uma tremenda falta de respeito com o orador é um pecado contra Deus. Às vezes também um ou outro, dentro do santuário, me aparece com roupa sensual, outros flagro mascando chiclete, e ainda outros com o braço em volta da namorada como se estivesse no cinema...

- Sim irmão Ronaldo, mas você tem nos advertido que a igreja é Casa de Oração - disse Tiago.

- Tenho, tenho dito, mas tristemente se vê que a maioria não leva a sério. Tem me chamado a atenção a pouca espiritualidade de nossa igreja. Admiro muito a técnica dos irmãos do departamento musical por exemplo, mas não vejo nenhum deles em nossos cultos de oração...não vejo unção.

Jesus Cristo está voltando. Não, eu não sei o dia nem a hora, é claro, mas sei que Ele muito em breve virá e a maioria será deixada para trás, tenho tido visões e sonhos a esse respeito. Basta ver os sinais, o evangelho sendo pregado no mundo todo, a nova ordem mundial que está se formando, a nova era, a apostasia, enfim... preciso dos irmãos comigo, ajudem-me nessa peleja!

- Claro, sem dúvida - foi a resposta de todos nós - o quer que façamos?

- Vocês são jovens, assim como eu também, mas sei que possuem potencial para enfrentar o inferno pelo Espírito que habita em vocês. Já os vi expulsando legiões, já vi Deus os usando para curar, já os vi pregar, ganhar almas, enfim, vocês são minha Tropa de Elite, ou melhor, de "eleitos" (brinca o pastor com um leve sorriso, mas logo volta à seriedade). É chegado o momento pessoal, vocês vão ser ungidos a presbíteros e evangelistas e vão ficar comigo no púlpito. Vão se revezar comigo e ajudar-me a dirigir nossos cultos diários!

- Co-como? (disse o Caio), e o Gerson, o irmão Alfredo e o Tavares?
Eles já não estão lá?

- Cultos diários? Teremos cultos diários? - emendou o Renato - explique melhor Pastor Ronaldo.

- Sim gente. Cultos diários! Chega de portas fechadas. O Mal não tira folga nem férias. E ainda será pouco, pois será somente à noite. Quanto aos nomes que você citou Caio, já temos dois vasos lindos, um de cada lado do púlpito, de enfeite, não preciso de mais.

Engolimos seco. De fato, quando o pastor Ronaldo chegou em nossa igreja, esses irmãos mais velhos já estavam lá e fizeram de tudo para derrubar o Ronaldo. Nesses sete anos em nossa igreja jamais os vimos apoiar nosso pastor, só conspirar contra. Somente persegui-lo.

Acreditamos que eles tem inveja dele, de sua juventude, sua força, sua eloquência. Queriam o seu lugar. A igreja com eles ficava em um salãozinho alugado, apertado, e os jovens não eram valorizados ou incentivados, pelo contrário, eram constantemente atacados e indisciplinados. Com o pastor Ronaldo hoje temos sede própria e o número de irmãos quadruplicou. Contra a vontade de nossos anciãos fomos ordenados como diáconos, e hoje por eles, ficamos na rua olhando seus carros. Mas o irmão Ronaldo investiu em nós. Com ele começaram os cultos nos lares e os cultos ao ar livre, com ele começaram os estudos bíblicos e o evangelismo em grande escala. Sim, tentamos antes com o Presbítero Alfredo, o Evangelista Tavares e o Co-pastor Gerson, mas nem sequer podíamos arregaçar as mangas - e isso no sentido literal!.

- Queridos - continuou Ronaldo - a igreja precisa santificar-se. Eu mesmo os treinei e agora quero que vocês treinem outros líderes como vocês dentro da igreja. Desejo que orem e jejuem comigo. Orientem a separar o joio do trigo, os ensinem a Palavra pura e verdadeira. Visitem suas casas, entram em suas vidas com amor, ajudem-me a pastorear nossa igreja que cresce a cada dia. O Mestre está às portas.

Nos sentimos muito honrados com a escolha de nossos nomes para essa missão e após a reunião, conscientes de nossas novas responsabilidades, já marcamos um encontro para a segunda-feira, com o objetivo de ao menos diminuir a quantidade de almas que se perderão ali onde vivemos e congregamos.

....


Certa vez um pastor local ao ser elogiado pelo seu pastor presidente da obra, na sede de sua igreja frente a grande números de pastores, disse humildemente:

- Se hoje estou no alto é porque tenho obreiros dedicados que me carregam nos ombros.


Graça e Paz.


(obs: esta estória é fictícia)


Bom fim de semana!


Ricardo




*Um abraço aos servos do Senhor, da 'tropa de eleitos' da Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...