Pesquisar este blog

15 de janeiro de 2008

"AMIGOS: PRECISA-SE"

Refletindo hoje sobre o tema AMIZADE, infelizmente chego a conclusão de que tenho poucos, ou quase nenhum amigo verdadeiro. E resolvi escrever esse artigo porque talvez você leitor esteja na mesma situação que eu. Lamentando o fato de não ter amigos, mas sim "conhecidos".

A maioria daqueles a quem costumamos chamar de "amigos", "colegas", são na verdade apenas gente conhecida. Os conhecemos do trabalho, da escola, faculdade, igreja, ou porque são vizinhos e parentes. Mas quantos deles de fato são nossos AMIGOS???

A Bíblia nos diz no livro de Provérbios Cap.17 Verso 17:

"O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão" e mais pra frente no capítulo 18 "que há amigo mais chegado do que um irmão".

Ou seja, amigo é aquele que te ama, seja homem ou mulher (com o amor de Cristo), em todo o tempo, esteja você bem ou mal, procura ajudar-te, alegrar-se contigo ou chorar contigo, apoiar-te ou dizer-te umas verdades. Amigo não é aquela pessoa que mantém contigo um relacionamento superficial e que não está nem aí para os seus problemas, não quer te ouvir, mas simplesmente por uma questão de educação te cumprimenta e te atura.

Abaixo listo (em minha opinião) os três maiores "inimigos da amizade":


1 : O Egoísmo

As pessoas hoje em dia são realmente muito egoístas. Até mesmo dentro da igreja, local onde não deveriam agir dessa forma (afinal de contas a Bíblia ensina a ajudar/repartir) encontramos os tais. Pensam em si próprios e vivem cultuando o EU, ou no máximo o EU, minha mulher e meus filhos.

Talvez seja por causa da luta do dia-a-dia pela própria sobrevivência, não sei. O afã de garantir-se em pé, com recursos para si e seus descendentes, o que os impede de ajudar o próximo, explique. O medo de "amanhã" não ter como sustentar-se faz com que acumulem reservas de garantia.

Mas o egoísmo não está só no dinheiro que retém, mas também nos serviços, nos esforços. Não admitem fazer qualquer coisa sem algo em troca, sem recompensa. Afinal de contas "O que é que eu vou ganhar com isso?".

Até mesmo aqueles empenhados em caridade, em especial, os espíritas, o fazem porque esperam com isso ganhar algo de bom espiritualmente. Acham que somente as obras podem salvá-los. Enquanto que nós, crentes, que sabemos que somente Jesus é quem salva, poucas obras realizamos.


2: A Falsidade


Quase todo mundo já sofreu traição de alguém, já decepcionou-se com seu semelhante ao descobrir sua hipocrisia e falsidade. Mentiras que vem à tona, segredos descobertos em que você lamenta, chora, sofre com a cara-de-pau de alguns e com "apunhaladas pelas costas".

Há pessoas que só te elogiam e buscam agradar-te, gente que mesmo sabendo que você está errado te apóia e diz que é seu amigo. Ora, amigo de verdade não deixa a gente fazer besteira! Pelo menos tenta nos convencer do contrário deixando clara sua opinião/posição.

Tem também aqueles que na sua frente são uns e por trás são outros. Falam mal de você. Estes são facilmente identificáveis. Basta prestar atenção se ele fala mal de alguém com você. Se essa pessoa vive metendo a língua em várias outras quando conversa contigo, é bem provável que ela faça o mesmo com você quando você não estiver presente.

É realmente tentador e quase todos gostam de comentar sobre a vida alheia. Vide o sucesso das revistas de fofocas detalhando a vida íntima das estrelas de TV, ou até mesmo a audiência das novelas, que embora sendo ficção tratam deste assunto: a vida dos outros. Outra coisa: amigo que é amigo não fica escarnecendo de você o tempo todo, tirando sarro maldosamente, te humilhando na frente dos outros, te colocando apelidos que você detesta e te rebaixando.

Em Tiago 3.5-8 lemos:


"Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano, mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal".


3: Os Interesses


Muitos se aproximam de nós porque desejam nos tirar algo. Porque de alguma forma podemos lhes ser úteis. Porque eles podem arrancar de nós dinheiro, favores, indicações, prazeres, etc. São as pessoas com segundas intenções, gente que não gosta de você, mas do que você têm e do que você pode dar a eles. Acredito que você conheça alguém assim não é mesmo?

Gente que nunca compartilha nada com você, apenas te subtrai. E se a fonte secar, desaparecem. Se faz necessário uma pequena ressalva aqui. O auto-exame. Será que o problema não está em mim? Sou tímido, fechado, vivo mal humorado, carrancudo, me afasto das pessoas e não me socializo, etc...?

Algumas vezes sim. Somos nós que ao invés de construirmos pontes construímos muros. E nossas amizades não passam do cônjuge, pais e no máximo um amigo de infância.


"Amigos. Precisa-se". Devemos publicar esse anúncio?


Para aqueles que nos dias de hoje possuem mais de dois ou três amigos, amigos meessmooo, meus parabéns! Você é um felizardo!

JESUS, O AMIGO VERDADEIRO


Jesus é o único em que podemos confiar. O amigo verdadeiro, afinal ninguém tem maior amor do que este, o de dar a sua vida pelos seus amigos. Ainda que sua própria mãe te abandone, Ele não te esquece, não te desampara. Te oferece uma eternidade no Paraíso, lugar onde não haverá dor, nem morte, nem choro, nem rancor, nem decepções.


Basta você CRER. Em sua existência, em sua ação (sim Ele está vivo e atuante nos dias de hoje), em sua história, em suas promessas. Conviva com Ele, siga seus passos, seus ensinamentos, obedeça-O e seja feliz com o melhor amigo que existe.


Tenha um bom dia



Ricardo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...