Pesquisar este blog

27 de junho de 2007

Faltar Na Igreja?

> Não deixemos
> de congregar-nos,
> como é costume
> de alguns,
> antes admoestemo-nos
> uns aos outros; tanto mais,
> quanto vedes que se vai
> aproximando aquele dia.
> (Hb 10:25)
>
>
> Costumamos encontrar bons motivos para justificar a nossa ausência nos cultos. Muitos sequer vão a um deles, pois a maioria das igrejas celebram dois cultos aos domingos. "Ir duas vezes cansa!"
>
> "Não pude ir porque estava cansado", "meu filho estava com febre", "estive trabalhando", "recebi visitas", "fui visitar um parente", "tinha que terminar um trabalho escolar", "estava indisposto", "estava chateado com a igreja", "não gosto do pregador que iria ocupar o púlpito", "cultuei a Deus em casa", "sou mais crente do que quem está lá a esquentar os bancos", "ninguém repara que eu existo", "não sou valorizado", etc.
>
>
>
> Algumas coisas justificam uma ausência. Mas a verdade é que a maioria delas são meras desculpas. E, cada vez que nos ausentamos dos cultos na igreja, sentimos maior facilidade em faltar uma próxima vez. Diz-se que a cada domingo faltado a igreja está um quarteirão mais distante. O primeiro é difícil de faltar. Os outros vão se tornando mais fáceis. Quando despertamos, já estamos fora da comunhão e somos estranhos na igreja local.
>
>
>
> Deus não quer e não deseja crentes em carreira solo, a viver na dependência de si próprios, a justificar que as igrejas ultimamente não são boas ou dignas. As igrejas nunca foram perfeitas. Enquanto houver seres humanos nelas, a imperfeição sempre existirá, exceto quando elas tornarem-se Igreja Triunfante, formada pelo número completo de crentes, transformados pela ressurreição e arrebatamento.
>
> Fomos chamados para suportar-nos uns aos outros em amor.
>
> Não somos conhecedores de tudo. Assim, nos edificamos uns aos outros naquilo que ouvimos e naquilo que ensinamos. Por isso é importante participar.
>
> Jesus disse que o amor seria o distintivo de seus seguidores. Não há como realmente amar alguém sem conviver, e a igreja oferece a oportunidade de convivência uns com os outros.
>
> Também temos os dons do Espírito Santo, e, juntos, nos completamos. Separados, somos incompletos e não temos a oportunidade de colocar os dons em ação e em prática. Precisamos servir ao Senhor e servir-nos mutuamente em amor.
>
> Jesus nunca propôs aos apóstolos que vivessem sós, mas que fizessem discípulos. Devemos ser exemplo aos mais novos e também aprender com os mais velhos. A igreja nos dá a oportunidade de aprender e ensinar.
>
> Também encontramos a família perdida. Deus nos faz viver em família, dando aos órfãos pais postiços, aos pais filhos por consideração, aos solitários um grupo constante e amoroso de amigos. A igreja é uma bênção!
>
> Deixar de estar ao culto uma vez ou outra, por motivo de força maior, é aceitável. Viver buscando esses motivos e fazendo deles justificativa para não participar da igreja, é pecado, e Deus não se agrada disso. Não deixemos de congregar-nos.
>
>
>
> Wagner Antonio de Araújo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...