Pesquisar este blog

15 de setembro de 2008

A Importância de Filtros

A Importância de Filtros
Por Robert J. Tamasy


Um ditado popular afirma que “Fotografias não mentem”. É uma afirmação falsa! Um fotógrafo habilidoso pode criar efeitos incomuns, distorcer imagens, colocar uma pessoa em primeiro plano ou a Torre Eiffel como pano de fundo ou criar a ilusão que alguém está segurando um monumento entre os dedos indicador e polegar. Usando softwares gráficos, as fotografias podem ser manipuladas de várias formas, Um técnico em computação gráfica pode pegar a pirâmide egípcia e colocá-la no Grand Canyon na América ou equilibrada sobre a Grande Muralha da China.



Outra ferramenta comum na criação de efeitos fotográficos são os filtros. Há filtros que podem produzir explosões ou riscos de luz à noite, gerar efeitos nas bordas da imagem ou simplesmente um matiz na coloração, dando à imagem um aspecto envelhecido. Não importa o filtro utilizado; todos afetam a imagem capturada pelas lentes.



Assisti a um documentário que analisava outro tipo de “filtro”: a visão que temos do mundo e que usamos, conscientes ou não, para interpretar o que vemos e ouvimos e que norteia o modo de vermos a vida. Essa cosmovisão ajuda a moldar nossos valores e estabelecer nossas prioridades, influenciando a forma como reagimos a situações e acontecimentos do cotidiano.



C. S. Lewis, famoso pensador, estudioso e escritor britânico, descrevia sua visão de mundo  o filtro espiritual que governava sua vida  da seguinte maneira: “Eu creio no cristianismo, assim como creio que o sol se levantou; não porque eu o vejo, mas porque por ele vejo todas as demais coisas”. Lewis estava dizendo que, depois de ter descoberto o que ele entendeu ser a verdade, ela coloriu, ou filtrou, cada aspecto de sua vida. Alguém expressou esse mesmo conceito de forma ligeiramente diferente: “Uma vez tendo visto a verdade, você não pode deixar de vê-la.”



Qual é o filtro que você usa para experimentar e observar a vida à sua volta, e que o leva a tirar conclusões daquilo que vê? Quer compreendamos isso ou não, todos usamos esses filtros. Eles consistem nas crenças que nos motivam, afetando nossos objetivos e valores e predisposições que desenvolvemos ao longo dos anos. Vejamos o que a Bíblia diz sobre uma cosmovisão ancorada em genuína fé em Deus:



. Deus tem um plano. Os que crêem em Deus e O seguem fielmente, confiam que Ele tem um plano claro e específico para cada aspecto de sua vida. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11).



. Deus está no controle. Mesmo em tempos desesperadores, aparentemente sem esperanças, Deus ainda está trabalhando ativamente para cumprir Seu propósito em favor dos melhores interesses do Seu povo. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).



. Deus sabe o que é melhor. Podemos traçar estratégias cuidadosas, confiando em que sabemos o que fazer, mas Deus sempre prevalecerá, nos guiando na direção de resultados ainda melhores do que aqueles que imaginamos ou esperamos. “Em seu coração o homem planeja, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9).


Questões Para Reflexão ou Discussão



. Qual a sua visão pessoal de mundo?

. De que maneira você acha que seus pensamentos, atitudes e ações são moldados por essa visão?

. Que acha da afirmação do escritor C. S. Lewis, de que sua confiança na essência do cristianismo influenciou sua forma de olhar e perceber a vida e o mundo à sua volta?

. Você acha que ter uma fé genuína em Deus faz diferença na forma como encaramos o trabalho, vida familiar ou nosso envolvimento como cidadãos?

Se desejar analisar outras passagens bíblicas sobre o assunto, consulte: Jó 42.2; Salmo 11.4-7; Provérbios 3.5-6; 16.4; Isaías 25.1-5.

Fonte: Maná da Segunda
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...