Pesquisar este blog

24 de setembro de 2008

Crentes Nominais

CRENTES NOMINAIS


No início do Cristianismo, abraçar a fé podia significar perseguição e morte. Quando os primeiros cristãos declaravam o “credo”, o que eles diziam é que aquilo era tão importante que estavam dispostos a morrer em nome de Jesus Cristo. Exemplo: Pedro e João At 4.19,20


Com o passar do tempo o cristianismo tornou-se a religião do imperador, que por lei, tornou se a religião do estado. A partir daí ser cristão se tornou fácil e até uma necessidade. Então o número de Cristãos cresceu mais ainda. Infelizmente muitos não eram cristãos genuínos




Hoje um dos grandes desafios para um pastor é fazer com que os membros da igreja sejam efetivamente cristãos. Há pessoas que fizeram confissão de fé, até mesmo cresceram no ambiente da igreja, e até se batizaram, mas nem sempre mudaram definitivamente suas vidas. Há pouca diferença em relação aos demais membros da sociedade.




Esses são os chamados CRISTÃOS NOMINAIS, que embora chamados de cristãos não tem um relacionamento autêntico com Cristo. Portando Tiago, nos desafia a praticar o que se ouve da Palavra divina, pois do contrário nos tornaremos cristãos nominais.




De acordo com Jesus, ouvir e não praticar é o mesmo que construir uma casa sobre a areia; ela cai Mt 7.24-27.



TIPOS DE CRISTÃOS NOMINAIS



1. Freqüentam a Igreja mas não tem relacionamento pessoal com Jesus como Senhor e Salvador.

a) Jamais tiveram coragem de romper com o mundo de verdade.


b) Embora estejam na igreja continuam mantendo um relacionamento com o mundo.


c) Não deixou a velha maneira de viver - Continuam nas práticas pecaminosas. Exemplo: Zaqueu se converteu de Verdade Lc 19.1-8.

2. Existem outros que jamais se comprometeram de verdade com o Senhor

a) Se comprometer é se envolver com Ele.


b) É ter uma vida de intimidade com Ele. Oração, leitura, jejuns, fidelidade, dedicação a sua obra, etc. Exemplo: A Igreja primitiva mesmo perseguida era comprometida com Jesus At.12.12.




3. Ainda há aqueles que freqüentam a Igreja por tradição familiar

a) Esses freqüentam a igreja para não desagradar os pais, porém, jamais tiveram um encontro pessoal com Cristo.

b) Ainda existem aqueles que não mais freqüentam mais querem que continuamos a considera-los como crentes e até membros da igreja.

4. Ainda existem os ocasionistas – Esses freqüentam a Igreja só nas festividades e cerimônias.

a) Esses nas festividades aparecem, e até gostam de tocar na igreja, para serem vistos pelos outros, são os aproveitadores de oportunidades.


b) Mais jamais se podem contar com eles.




5. Outros tipos de crentes nominais

a) Os melindrosos – São os emburradores - Esses por qualquer motivo emburram e fecham a cara, dando espaço para a mágoa e o rancor no coração. Esses são egoístas - Sempre acham que estão certos e cheios de razão.

b) Os de dura cerviz – São desobedientes, teimosos At 7.51. Esses não ouvem a ninguém. Não submetem a liderança. Fazem as coisas do jeito que querem.


c) Os murmuradores – Reclamam de tudo e de todos. Esses freqüentam a igreja só para murmurar.




Horrível coisa é a pessoa viver num mundo falso, imaginar ser o que não é. As pessoas que assim procedem agem com se fossem outras. Os cristãos que se enquadram nessas definições de nominais, são chamados para um compromisso com Jesus Cristo, numa relação pessoal e transformadora (Ap 2.4,5)



Meditando a Palavra
Pr. Genismar Marques de Souza
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...