Pesquisar este blog

17 de outubro de 2011

A EXCELÊNCIA DO CARÁTER DO HOMEM DE DEUS


"É duvidoso que Deus possa abençoar muito um homem antes de tê-lo ferido profundamente" A.W.Tozer

     No livro “O Desafio da Liderança’’ – de James M. Kouses e Barry Z Posner, os autores do livro realizaram uma pesquisa envolvendo mais de 20 mil pessoas em 4 continentes, para identificar entre 225 características, aquelas mais procuradas e admiradas em um líder.As quatro características mais votadas foram (em ordem de preferência): honestidade, antecipação aos acontecimentos, capacidade de causar inspiração e competência. Já J. Oswald Sanders, em seu livro ‘’ Liderança Espiritual’’, relata que: ‘’ respondendo a uma pergunta, um homem de negócios de projeção disse – se eu devesse mencionar a qualidade mais importante de um gerente geral, eu diria que é a integridade pessoal – alguém sincero ao prometer, fiel no cumprimento do dever, correto nas finanças, leal no serviço e honesto na palavra.’’
     É importante notar que as qualidades mais admiradas na vida de qualquer líder segundo esses relatos, a honestidade e integridade pessoal, são atributos essencialmente morais e éticos. Logo, podemos concluir que o caráter do líder tem notoriamente primazia em relação às demais qualificações necessárias ao exercício da liderança. Segundo, Sidnei Tibério, a idoneidade de caráter é como gravidez. Não existe meio idôneo e nem meio grávida. Ou é ou não é. Pense nisso.
     Creio que Deus deseja diariamente transformar o nosso caráter segundo a imagem de Seu Filho (Rm 8.29) a fim de que os ‘’frutos do Espírito’’ sejam evidentes em nossa conduta e relacionamentos(Gl 5.22). Observando a vida dos homens e mulheres de Deus ao longo de toda história da Igreja de Cristo à luz das Sagradas Escrituras, aprendo que o ambiente favorável para esse aperfeiçoamento no caráter de seus heróis da Fé foi e continua sendo o sofrimento. Isso mesmo! Não podemos negar que a base para podermos ser instrumentos de honra usados por Ele para ajudar os outros é a vitória sobre o sofrimento. Estou certo que um dia descobriremos que a experiência adquirida nas provações em nossa vida era apenas um treinamento para que pudéssemos ajudar, na hora da prova, aqueles que caminham conosco na jornada cristã rumo à eternidade.
     Confesso  que algumas das  minhas aflições e feridas no ministério cristão não procedem de “fogo inimigo’’, vindo do inferno e seus demônios, mas de “fogo amigo’’ oriundo do arraial dos “santos’’, dos ‘’falsos irmãos’’. Certa vez, li um relato do pastor Malcom Smith em seu livro ‘’ Esgotamento Espiritual’’ que muito edificou minha vida. Ele compartilhou o seguinte: ‘’Há alguns anos uma pessoa me fez um grande mal. Cheia de inveja por causa da maneira como Deus me estava usando, começou a espalhar mentiras, procurando destruir meu ministério. A situação agravava-se pelo fato de essa pessoa ter sido meu amigo íntimo. Eu sabia que o ressentimento e o ódio tentavam aninhar-se em meu coração... então, pronunciei o nome do homem que havia sido meu amigo e agora seria meu destruidor e disse: - Eu te perdôo no nome de Jesus Cristo, o Senhor. Meu Deus e Pai, não lances esse pecado na conta dele.’’
     Queridos e amados do Senhor Jesus, posso confessar que aprendi profundas lições espirituais na experiência desse Ministro Cristão que embora ferido, demonstrou nobreza de caráter. Precisamos nessa geração de líderes que venham arder  ‘’em chamas’’ com o “fogo’’ do Espírito e não com o “fogo’’ da inveja, do ciúme e da contenda(Ef 5.18). Meu querido(a), que você possa ser um cristão assim também! Um servo(a) que permita que Deus molde o caráter Dele em você. E mesmo ainda que esteja ferido ou decepcionado por alguma razão, não deixe que o ressentimento ou a mágoa encubram e sufoquem o caráter e o perfume de Cristo em sua vida e ministério. Sei do que estou falando.... Ao contrário, mostre que a dimensão de vida espiritual que você almeja é mais elevada que tudo isso. Mostre que você não é um menino(a) na fé. Mostre que você não precisa trocar mais as ‘’fraldas espirituais’’ como os neófitos na Fé. Mostre aos seus opositores possuídos pelo ‘’espírito da inveja’’, que Deus usa quem ele, quer, no lugar que Ele quer, da maneira que Ele quer, pois Ele é soberano! Aleluia!  Mostre que você conhece a lei do amor e do perdão. Mostre que você retribui com o bem, todo(s) aquele(s) que lhe desejam o fracasso e maquinam o mau contra a sua vida. Creia, meu amado(a),  que quanto mais tentarem te destruir, mais Deus vai exaltar o Nome Dele através de você nessa cidade, nesse estado e em todo esse país!  Mostre a nobreza de seu caráter! Aleluia! Ele espera por você!  ’Em Deus faremos proezas...’’

No amor de Cristo,   
Pastor Mauricio Price  www.mprice.com.br

Missionário e médico. Presidente do Diretório Estadual no Rio de Janeiro e Conselheiro Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil. Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Coordenador Geral da Capelania Evangélica Universitária na UERJ. Escritor, evangelista e Apresentador do Programa Aviva Gospel na Rádio 93FM – todos  os sábados às 21h.  
mauricioprice@gmail.com / (21) 2529-2954 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...