Pesquisar este blog

12 de maio de 2009



"Terço" Evangélico?

Você já viu um católico rezando o "Terço/Rosário"?
Eu já. Especialmente no metrô de São Paulo.
Eles ficam de olhos fechados, e a cada "bolinha" do cordão, balbuciam uma frase.
É uma reza completa e repetitiva segundo a tradição deles, que mantém a Fé (a chama acesa).


Muito bem. Inspirado nesse "ritual", criei um código para nós evangélicos, onde também entra a devoção religiosa (religião = religar o homem a Deus), mas a oração é espontânea (pois provém do nosso coração) e não repetitiva/mecânica.

Você não precisará de nenhum colar para isso. E nenhuma imagem de santo ou padroeira.
Basta usar a sua mão. Feche os olhos e entre em espírito de oração. É a oração dos quatro passos, e como na foto acima, funciona da seguinte maneira:

Cada dedo da sua mão deve ser encostado no polegar para cada passo.

1º Passo: HUMILHAÇÃO
Cole o dedo indicador no polegar e ore da seguinte maneira:

Humilhe-se diante de de Deus-Pai Todo Poderoso, pois você não é nada, reconheça sua miséria como pecador, reconheça que sem Ele está cego, louco, pobre e nu. Aqui vc está de joelhos, reconhecendo a soberania do Criador do Universo. Vc não é digno de olhar a Sua Face. Vc está simbolicamente de joelhos e de cabeça baixa com os olhos fechados em reverência e temor.
Rm 7.24


2º Passo: PEDIDO DE PERDÃO
Cole o dedo médio no polegar e ore da seguinte maneira:

Peça perdão por todos os pecados cometidos desde sua última oração/conversa com Deus. Clame por misericórdia pois Ele é longânimo em perdoar. Deus é amor e te entende perfeitamente. "Chore" na sua alma por toda blasfêmia, mundanismo/secularismo, e por todas as vezes que caiu, por conta da carne do diabo e do mundo. Diga ao Senhor tudo que o aflige: Suas fraquezas, seus vícios.. Confesse tudo e peça ajuda para não reincidir no erro.
Ef 2.4-6


3º Passo: PEDIDOS PESSOAIS E INTERCESSÃO
Cole o dedo anular no polegar e ore da seguinte maneira:

Ore para ter força para viver. Para ter força para obedecer à Palavra, ore para ter forças para ir à igreja, para ter forças para ler a bíblia, força para jejuar, ore para ter forças para resistir/fugir das tentações tão frequentes, para não envergonhar o Evangelho e para ter forças para continuar orando. Peça por sabedoria, peça pela cura física, mental, cura emocional e espiritual. Peça PAZ. A paz que somente Deus pode te dar. Peça consolo para o que for irreversível, peça para ser inundado pelo Espírito Santo e estar pronto até mesmo, para enfrentar a morte. Peça por salvação, para que Deus te livre do fogo do inferno. E não ore somente por você, ore por sua família, por sua igreja, e por todos que precisam ser alcançados pelo poder de Deus. E que a vontade Dele prevaleça em qualquer situação.
Mt 21.22, Mt 26.39, Tg 5.16

4º e Último Passo: LOUVOR e GRATIDÃO
Cole o dedo mindinho no polegar e ore da seguinte maneira:

Glorifique a Deus, não somente por aquilo que recebe pela Fé, não somente pelo que ele já te deu (saúde/livramento/bens materiais/etc...), como também por aquilo que o SENHOR é. Louve-o, glorifique-o em Sua Majestade, por sua Grandeza e Bondade. Pelo seu Amor e Misericórdia. Pela criação e pela Vida Eterna. Exalte o REI dos REIS e SENHOR dos SENHORES, Jesus Cristo. Agradeça tudo que Ele permite que você tenha.
Sl 24.7-10

Amém.

Sugestões de quando orar..

- Em uma viagem de ônibus, trem ou metrô, você pode realizar a sua oração diária (com os dedos e os 4 passos).
- Esperando chamarem sua senha, antes de ser atendido em algum lugar.
- Antes de dormir.
- No seu horário de almoço, enfim...

===

Para nossa informação:

Dizem que
"Quem rezar o Rosário fiel e devotamente, até o fim da vida, ainda que seja grande pecador, pode crer que receberá uma coroa de glória que jamais fenecerá".

O ROSÁRIO E O TERÇO

O Rosário é composto de 20 dezenas divididas em quatro partes distintas, cada qual contendo 5 dezenas. Em cada dezena, contempla-se um Mistério, ou seja, um acontecimento da vida de Jesus. Enquanto se medita o Mistério, reza-se uma dezena composta de 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória-ao-Pai e a Jaculatória. Enquanto o Terço são as rosas que oferecemos à Mãe de Deus, o Rosário é uma coroa de rosas.

O Terço é um conjunto de Ave-Marias e Pai-Nossos. São cinqüenta Ave-Marias rezadas em grupos de dez, que se chamam Mistérios. Após cada Mistério segue um Glória ao Pai e a Jaculatória.

O Terço é a terça parte do Rosário. É um conjunto de orações, de atos de amor, que fazemos meditando nos principais mistérios de nossa fé. São as rosas que, por amor, oferecemos à Mãe de Deus.



Para Rezar o Terço

• Inicia-se com o "+Pelo sinal da Santa Cruz, +livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, +dos nossos inimigos", ou somente faz-se o Sinal da Cruz (quando em grupo é sempre bom usar cânticos: para iniciar, entre os Mistériose ao final do Terço ou Rosário);
• segurando o terço, fazemos a Oração Inicial e o Oferecimento, após segurando a Cruz do Terço reza-se o Credo;
• reza-se um Pai-Nosso, após três Ave-Marias, um Glória-ao-Pai e a Jaculatória;
• Início dos Mistérios: anúncio do Mistério, (a leitura bíblica e uma pausa de silêncio, para meditar se a pessoa assim o desejar);
• em cada Mistério, rezam-se um Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória-ao-Pai e a Jaculatória;
• no Quinto e último Mistério após a Jaculatória, fazemos o Agradecimento, após reza-se uma Salve-Rainha;
• faça o Sinal da Cruz e o Terço está encerrado.

+ Esclarecimentos em:

http://www.mariadenazare1.kit.net/comorezar.htm



Jonas Almeida
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...