Pesquisar este blog

4 de março de 2009

Universidade americana recebe verba milionária para estudar o movimento pentecostal ao redor do mundo

No fogo do Espírito

A Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, recebeu um subsídio de quase 7 milhões de dólares para estudar o crescimento, o alcance e o impacto do cristianismo pentecostal e carismático, dois dos movimentos religiosos de crescimento mais rápido em todo o mundo. O Centro de Religião e Cultura Cívica da Faculdade de Letras, Artes e Ciências usou as verbas para constituir a Iniciativa de Pesquisa Pentecostal e Carismática (IPPC), que servirá de plataforma para a investigação acadêmica do pentecostalismo e dos vários movimentos de renovação que surgiram no catolicismo e no protestantismo ao longo do século 20. Patrocinado pela Fundação John Templeton, o repasse é a maior quantia já destinada ao estudo do fenômeno.
Hoje, mais de 500 milhões de cristãos em todo o mundo afirmam crer e praticar os chamados dons do Espírito Santo. Tanto os pentecostais como os carismáticos empenham-se neste tipo de manifestação e distinguem-se pelos seus modos enérgicos de adoração, oração e busca de poder espiritual, de acordo com o IPPC. Os investigadores da entidade querem descobrir o que está por detrás do crescimento do segmento e de como ele tem impactado a Igreja Cristã e a sociedade civil. Eles planeiam usar verbas do financiamento para apoiar a investigação na área das ciências sociais em regiões como a África, a Ásia, a Europa Oriental e sobretudo a América Latina, onde o movimento avivado avança vertiginosamente nas últimas três décadas. Tal avanço tem subtraído milhões de fiéis da Igreja Católica tradicional e das confissões protestantes históricas, bem como de outros credos, como o espiritismo e as religiões de matriz africana.
”Nosso objetivo é estimular parcerias no domínio da investigação por todo o mundo e financiar projetos que irão moldar a discussão do tema para os próximos anos”, diz Donald Miller, diretor executivo do Centro de Religião e Cultura Cívica e autor do livro “Pentecostalismo Global: A nova face do compromisso social cristão”, ainda inédito em português. O IPPC irá conceder um total de US$ 3,5 milhões para financiar bolsas de estudo para pesquisadores individuais ou pequenas equipes de investigação. A iniciativa criará também meios acadêmicos e de análise do cristianismo pentecostal e carismático em Los Angeles, o berço do pentecostalismo americano. Foi ali, na primeira década do século passado, que o pregador William Seymour chamou a atenção com suas reuniões na Rua Azusa, marcadas pelos relatos de curas divinas e outros milagres.
"O crescimento global do pentecostalismo é uma das mais notáveis transformações religiosas do século passado”, diz Kimon Sargeant, vice-presidente do departamento das Ciências Humanas da Fundação John Templeton. “Estudar o cristianismo pentecostal e carismático é crucial para entender como a religião molda o mundo”, destaca o estudioso.



via Portal CRISTIANISMO HOJE - www.cristianismohoje.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...