Pesquisar este blog

12 de fevereiro de 2009

MISSÕES URBANAS E AS UNIVERSIDADES NO SÉCULO XXI



Pastor Mauricio Price

Vivemos um urbanismo emergente neste século e a Igreja Cristã enfrentará significativos desafios no cumprimento de sua Grande Comissão(Mr16.15). Quase 60% da população nos próximos 25 anos viverá nas cidades, o qual representa um incremento de 13% em relação ao ano 2000 e 46% em relação a 1900. É notório nas igrejas evangélicas, especialmente na África, América Latina e Ásia, o seu dinamismo evangelístico e missionário. Porém, é necessário um compromisso mais profundo no tocante ao desafio missionário no contexto urbano.

Segundo algumas pesquisas chega ser chocante poder testificar a crise na vida de muitos cristãos em nossa época. Constata-se que apenas 5% dos crentes já ganharam alguém para Cristo e 95% permanecem na esterilidade espiritual. Não geram filhos, isto é, são inférteis e impotentes, quase que inúteis na missão evangelizadora da Igreja.

Nos últimos cinqüenta anos, o hinduísmo cresceu 167%, enquanto o islamismo 500%, e o budismo 147%. Já o cristianismo expandiu-se apenas 47%. Mais de dois bilhões de pessoas e mil etnias não alcançadas pelo Evangelho e ainda três mil e seiscentas línguas e dialetos sem a tradução da Bíblia são inquestionavelmente desafios para a Igreja neste século.

Precisamos nos lembrar ainda que a história da Igreja surgiu numa grande cidade - Jerusalém -; espalhando-se por grandes centros, tais como Samaria e Antioquia. Aliás, a história do Cristianismo nos revela ainda que as cidades têm sido áreas de batalha entre Deus e Satanás, e que Ele também contempla o bem-estar das cidades e que a atividade redentora de Deus centraliza-se em muito nas cidades. Assim, aprendemos sobre o assunto nas Escrituras o seguinte:

´´ e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cinto e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais ?´´ Jn 4.11

Os centros urbanos com sua diversidade social, cultural, econômica e espiritual, constituem, pois então, num amplo campo missionário para a Igreja ou para atuação de forças demoníacas; dos cristãos ou dos feiticeiros e bruxos; dos homens de bem ou dos assassinos.Dessa forma, a cidade em que vivemos é realmente um teatro de operações de combate entre Deus e o Diabo. Pense nisso.

Sabemos que o Senhor Jesus em seu ministério terreno desenvolveu a evangelização e atuação missionária tanto na área rural como nos centros urbanos da época. Andava de cidade em cidade (Lc8.1).Certa vez chegou em determinada cidade, viu-a e chorou, compadecendo-se dela (Lc19.41); e ainda orientou pregar em qualquer cidade ou povoado (Mt10.11).

Compreendendo, pois então, que as cidades desde sua história até sua diversidade de fatores influenciadores na vida de seus habitantes, aprendemos com o exemplo de Jesus, que a Igreja precisa enfrentar o desafio missionário urbano enxergando sua cidade como o primeiro campo missionário a ser alcançado e transformado pelo poder do Evangelho de Cristo. Ele conta com cada um de nós!

Nesse contexto missionário urbano a Igreja precisa enxergar também as universidades como centros estratégicos para o progresso do Evangelho. Mas como a Igreja pode atuar de maneira eficiente dentro de centros universitários como no Rio de Janeiro, por exemplo? Através de uma Capelania Universitária. Mas o que é uma Capelania e qual a sua função ?

Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.

Em ambiente hospitalar, por exemplo, a capelania atua como uma assistência religiosa prestada por ministro religioso, garantida por lei em entidades civis e militares de internação coletiva com dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: "é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva". (CF art. 5º, VII)

Atráves das diferentes capelanias cristãs existentes – universitária, portuária, prisional, hospitalar, estudantil, entre outras – a Igreja pode desenvolver um consistente trabalho missionário em diferentes instituições em nossa cidade, estado e nação.Por exemplo, a Capelania Evangélica Universitária(CEU) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob minha coordenação voluntária, desenvolve diversos eventos cristãos na universidade, apoiando e supervisionando ainda os Movimentos Estudantis Evangélicos que lá atuam, como a Aliança Bíblica Universitária (ABU), a Cruzada Estudantil Alfa e Omega e a Universidade para Cristo.

Nossa equipe tem colhido muitos frutos em nossas atividades de assistencialismo espiritual nesse amplo campo missionário urbano que hoje abrange mais de 30.000 membros, entre alunos, servidores e docentes. Creio que Deus ao longo da História sempre enxergou o potencial das universidades para promoção do Evangelho, pois sabemos que foram dentro delas que eclodiram os maiores avivamentos espirituais no Cristianismo.

John Wesley (1703-1791), pregador avivalista, membro do "Clube Santo" na Universidade de Oxford, certa vez teve um desejo, que inspira a vida de milhões de cristãos, inclusive a minha :

"Dá-me cem homens que nada odeiem senão o pecado, que nada temam senão Deus e que nada busquem senão almas perdidas, e eu transformarei o mundo em chamas"


Que seja também o nosso desejo! Deus te abençoe!
________________

SAIBA MAIS NO SITE DO PASTOR PRICE: http://www.mprice.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...