Pesquisar este blog

24 de junho de 2008

Olhos Famintos!



A cobiça leva nossos olhos a vaguearem inquietos; a buscar satisfação em coisas que não possuímos.
1 Timóteo 6:3-10


"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,
é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,
altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.
Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.

Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."

Há algum tempo vi uma charge, dessas que aparecem nos jornais. Era o desenho de um homem segurando as duas tábuas da Lei. Ele estava gritando para o céu: "Se não podemos cobiçar, o que acontecerá com a economia?" Aprecio a verdade e o humor dessa charge, porém sinto que o mandamento perde o sentido se considerarmos que ele fala apenas do relacionamento que a nossa sociedade tem com as coisas materiais. Este mandamento também desce a um patamar pessoal, e fala dos nossos relacionamentos e das pessoas com as quais vivemos e trabalhamos. Cobiçar significa voltar nossos olhos para algo que não nos pertence.

Podemos até pensar que temos algum direito sobre aquilo que pertence ao outro. Mas se, por exemplo, vejo o carro novo do meu vizinho e isto me perturba tanto que desejo que o carro quebre ou seja roubado, isto é cobiça. Enquanto a cobiça pode eventualmente levar a outros pecados, ela perturba meu relacionamento com meu vizinho.

A cobiça alimenta, também, a falta de contentamento; encoraja nossos olhos a vaguearem inquietos; busca a satisfação em coisas que não possuímos e não no que Deus nos deu. Isto leva a uma insatisfação com Deus e nos põe numa situação difícil.

Pense:
A cobiça leva nossos olhos a vaguearem inquietos; a buscar satisfação em coisas que não possuímos.

Ore:
Pai bondoso, ajuda-nos a lutarmos contra desejos que apenas nos tornam infelizes e inquietos. Ajuda-nos também a buscar a santidade no contentamento. Em nome de Jesus. Amém.

Igreja Batista Getsêmani
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...