Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Efésios, capítulo 5, versículos 15 e 16
Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
Eclesiastes 11.4
A mão dos diligentes dominará, mas os enganadores serão tributários.
Provérbios 12.24
Vai ter com a formiga, preguiçoso! Observa o seu comportamento e aprende! Ainda que não tenha nem chefe, nem governador, nem superior, contudo, sabe que deve trabalhar bem no verão, juntando alimento, tendo em vista o inverno.
Provérbios 6.6-8
O caminho do preguiçoso é como a sebe de espinhos, mas a vereda dos retos está bem-igualada.
Provérbios 15.19
Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói.
Provérbios 18.9
Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.
Tiago 4.13,14
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.
Provérbios 14.23
O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana.
Provérbios 15.19
Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras.
Eclesiastes 10.18
Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você.
Provérbios 6.9-11
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
Deuteronômio 30.19,20