Pesquisar este blog

18 de dezembro de 2009

Prioridade Total

 *
” Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” Mt 6:22-23

Ser luz para os outros é uma figura de linguagem para a evangelização, para apresentar um testemunho cristão intencional e evidente. Lucas lembra isso conectando o ensino de Jesus sobre os olhos e há, então, parênteses para falar sobre como ser luz para ser essa lâmpada que ilumina a todos em volta. Em Mateus, esta mensagem aparece conectada com a idéia de que não podemos servir a dois Senhores, e isso facilita a interpretação.

Certamente todos querem ocupar uma posição relevante como uma lâmpada no lugar mais alto, e a liderança deseja ver a igreja em posição de abençoar a comunidade. Mas para isso é preciso ter a luz acesa dentro de si. Como isso acontece? É isso que Jesus nos ensina nesse texto.

A primeira afirmativa é que a luz entra pelos olhos ou deixa de entrar por causa deles. Jesus fala de dois tipos de olhos: os olhos bons e os olhos maus.

OLHOS BONS: No original, a palavra para bons é haplous que significa simples, singular, inteiro. Portanto, o que se traduz por ” bom” aqui são os olhos que olham em uma única direção, que se dedicam inteiramente a uma visão simples.

OLHOS MAUS: Em oposição aos olhos bons, a palavra usada no original é poneros, que significa cheia de trabalhos, incômodos, dificuldades, pressionados e assediados por trabalhos, labutas, trazendo irritações e perigos. Novamente o sentido de mau é figurado. O conceito é de olhos ocupados com tanto esforço, tão ocupados, que sofrem. Olhos assim faze o corpo ficar cheio de trevas.

Jesus quer evitar que os crentes tenham olhos maus, que se fatiguem em olhar com desejo para tudo o que veem. Jesus nos chama a olhar para o Reino de Deus e seu modo correto de proceder, somente assim podemos ter luz em nós mesmos e iluminar também a outros.

Nestes dias de grande ambição, em que somos continuamente torturados pela propaganda para comprarmos mais e mais coisas de que não necessitamos, muitas igrejas vivem a mesma confusão de quem tem o olho grande: Querem tudo e ficam sem nada.

Objetividade, concentração, propósito são determinantes para um ministério frutífero. Provérbios fala disso: ” O homem de discernimento mantém a sabedoria em vista, mas os olhos do tolo vagueiam até os confins da terra. Prov. 17:24.

Uma igreja que se concentra em evangelização se encherá de luz e se tornará uma lâmpada no lugar mais alto da casa. A igreja que quiser muitas coisas, olhar para muitos e diversos alvos e objetivos se tornará confusa, ficará perdida sem saber em que direção seguir. Evangelizar é a missão essencial da igreja.

Fonte: http://www.evangelizabrasil.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...