Pesquisar este blog

26 de março de 2009

Quebrando paradigmas na Albânia

Bandeira albanesa


Do missionário Enrique Davanso, enviado pelas igrejas da Convenção Batista Brasileira, registramos o seguinte testemunho:

"Nossa abençoada e próspera Igreja, a primeira de muitas que virão... (se assim o Pai nos permitir...) a cada dia nos reserva uma surpresa.
Ela está localizada em um dos locais mais pobres de toda a velha e boa Albânia. O local se chama Bathore, cujo nome tem 3 significados:
1. Local de plantação de trigos (ou seja... vamos ter uma abençoada colheita)
2. Local de homens de cabeças duras... (pessoas que geralmente são teimosas, sabem de tudo etc etc etc.... realmente assim o é...)
3. Nome de uma rainha (mitologia) que fazia sacrifícios de sangue...

O bairro fica a uns ou 15 minutos de Tirana,e não tem nenhuma praça, não tem água encanada, nem esgoto e geralmente não tem energia eletrica (mas estã chegando dia a dia, graças a Deus). À noite não se vê um pé de cristão andando pelo local e temos um toque de recolher após aà 10 da noite.

Nesse contexto verídico, estamos mergulhados diariamente até o pescoço (me perdoem o meu português que está virando portubês...) em meio ao povo que tanto amamos e nos identificamos. Vivemos no ano 2009, porém o local é como se fosse nos anos 40/50 com todo respeito. É uma verdade verdade que dia a dia esta mudando para melhor, paradigmas estão sendo quebrados, a cultura sendo respeitada e a palavra de Deus entrando aos corações que se abrem para o evangelho.

Todos os dias, dezenas e dezenas de crianças e adolescentes aparecem na igreja para nos procurar, bater um papo ou mesmo para ficar ali " estragando o tempo", como se fala aqui na Albânia. No Brasil se diria passando um tempo entre nós..
Em uma certa reunião, decidimos que, com todos que chegarem na igreja, nós faríamos estudos bíblicos com eles e depois faríamos algumas brincadeiras com sentidos bíblicos. Assim estamos fazendo.
Em uma dessas reuniões chegou um certo adolescente, que muito me lembra a minha infância irrequieta na pacata Votuporanga/SP e Imperatriz/MA,. (Tempos bons...). Porém a diferença está na cultura local, na tradição albanesa/SHQIPITAR e no envolvimento espiritual islâmico do garoto.

Para entender melhor, o islamismo na Albânia é muito tradicional e foi colocado à força pelos Otomanos/Turcos há cerca de 500 anos Eles geralmente nunca leram o Corão, porém são convictos de que esse livro é a ultima revelação de Deus para eles.
O menino sempre nos contestava sobre a veracidade da bíblia, atrapalhava as reuniões, fazia e aprontava em todos os eventos da igreja...
Começamos a orar por ele e assim aconteceu...
Nesse dia perguntei para ele:
-- Você acredita que o corão realmente é a palavra de DEUS...
-- Claro que sim...
Você acredita que tudo que tem no corão é verdade...
-- Claro que sim, pastor..
-- Pois, então, se eu te mostrar no Corão que ele fala sobre a mãe de Jesus,e que fala também que DEUS criou JESUS dentro da barriga de Maria e que ela ainda era virgem, e que nunca conheceu nenhum homem antes de conceber JESUS... e também fala que JESUS era um homem PURO, sem pecado...
E assim foi se passando o diálogo...
-- Se eu te mostrar no corão tudo isso, você aceita a JESUS como teu Salvador e Senhor...
IMEDIATAMENTE, ele respondeu assim:
-- Pastor, se você me mostrar tudo isso que você falou dentro do corão, eu aceito a JESUS como meu Salvador...
Então sentamos todos (nesse momento a mesa estava rodeada de adolescente curiosos e atentos à conversa). Um deles correu pra sua casa e pegou um Corão e nos trouxe para tirarmos a prova... O garotinho correu para o banheiro e lavou as suas mãos e veio para ler o livro. Podíamos ver em cada rosto tamanha expectativa e vontade de ver se realmente era verdade o que estávamos falando.
Quando começamos a ler os versos do Corão onde mostra tudo o que falamos, pairou um silencio que raramente tinha visto no meio deles.. O olhar de espanto e admiração era geral, os olhos brilhavam temerosos pela verdade que estavam escutando, no próprio Corão.
Após a leitura houve um silencio, como se dissessem uns aos outros... realmente é verdade... como pode ser verdade... realmente é verdade....
Ele falou temeroso:
-- Você pode ler de novo, pois aí não fala JESUS e sim ISA (que em árabe que dizer JESUS...)
Lemos tudo novamente e explicamos que era assim.
Depois quando os ânimos se acalmaram, eu perguntei para ele:
-- E aí, vai aceitar a JESUS como seu Salvado e Senhor?
Ele em silêncio continuou, como que não acreditando no que acabara de ouvir, olhou para os meus olhos e com o olhos cheios de lagrimas falou:
-- Como albanês (si shqipitar...) eu tenho palavra. EU ACEITO A JESUS COMO MEU SALVADOR!
Parecia que foi um gol em uma partida de futebol. Toda criançada ao redor da mesa festejou, nos alegramos e conversamos muito.
Uma das palavras que falei para ele foi:
-- Hoje à noite quando você chagar em sua casa, antes de dormir, faça uma oração a DEUS de todo coração, dizendo assim: "DEUS, Senhor, se realmente as palavras que o PR Henrique têm me falado são realmente verdade, por favor me dê PAZ. Se não forem verdade, retira completamente a paz...
No outro dia, nos encontramos e ele me falou que estava em paz mas um pouco confuso, que não parava de pensar no que o corão dizia sobre JESUS.
A minha oração é que o SENHOR JESUS se revele a ele de uma maneira muito abençoadora e que se mostre como Senhor, Salvador, amigo pessoal etc.

Não é fácil em uma cultura muçulmana viver quebrando paradigmas, mas a palavra do SENHOR não quebra somente paradigmas, mas muralhas, porões de ferro e bronze... Penetra nomai intimo da pessoa e assim fará com o nosso amiguinho Servete...
EU CREIO...

Orem pelo SERVETE.

Em Cristo e no amor de sua cruz...
A quem servimos a amamos com alegria e prazer...
Pr Henrique

Para mais informações, acesse: http://projetoalbania.blogspot.com/

____________

via http://www.prazerdapalavra.com.br

Um novo blog para a Poesia Evangélica: LIRICOLETIVO


Caros irmãos e leitores, é com prazer que comunico o nascimento de mais um projeto visando incentivar e divulgar a poesia evangélica: O blog Liricoletivo (http://liricoletivo.blogspot.com), um blog coletivo dedicado totalmente à poesia e aos poetas evangélicos.

São diversos poetas, de diferentes gerações e fazeres poéticos, que têm atuado (isoladamente) pela internet, em blogs e sites, agora congregados num espaço franco e que, além de incentivo e divulgação, propicia um intercâmbio de idéias e iniciativas.

O Blog começou esta semana, mas já conta com 7 poetas colaboradores, e outros serão convidados.

Visite. Divulgue. Comente. Apóie essa idéia!


Uma palinha do que já foi publicado:


Coroa de espinhos

Coroa de espinhos
Cravada na fronte
Derrama no Linho
Com sangue pesponte
Abre o caminho
Além do horizonte
Ele sozinho
Madeiro no monte
Sangue era vinho
Água era fonte
A todos filhinhos
Escreva e conte
Foi mais que carinho
Amor foi a ponte.

Camilo Borges



O Milénio

O leão não será mais rápido que o boi
em busca de pastagens
o cordeiro e o pássaro
nascerão de uma fórmula poética
e o lobo
o beijo terá na sua boca
Os jogos dos meninos
serão com as aves
uma pomba e uma águia
navegarão
em águas de branco lôdo
Um anjo passará
em forma lírica
ao mundo o seu desejo.

João Tomaz Parreira



Confissão e agradecimento de um ex-inimigo

Dos que amam a Ti:

pude estar perto a eles,

e conhecê-los.



Apertaram minha mão

sem importar com o odor do pecado.

Comi-lhes do pão,

e , defronte e dentre a

meus olhos,

cansados ossos,

me disseram:


"Irmão".

Sammis Reachers

21 de março de 2009

Reflexão introspectiva


"Portanto, num mundo
pós-cristão e, muitas vezes, numa igreja pós-cristã é imperativo apontar com amor onde está a apostasia. Nós temos que discutir abertamente com todos os que escutarão, tratando todos os homens como membros da raça humana, mas nós temos que chamar apostasia de apostasia. Se não fizermos isso, não estaremos prontos para a reforma, para o avivamento, e para uma igreja revolucionária no poder do Espírito Santo. Quando nós vemos os homens ignorarem ou perverterem a verdade de Deus, temos de dizer claramente, não em ódio ou cólera: "Você está errado".

(Francis Schaeffer, Morte na Cidade, Cultura Cristã, pág. 30)

via http://www.urrodoleao.com.br/

17 de março de 2009

Astros convertidos

Roqueiros, como o baterista do Iron Maiden, antes idolatrados por multidões de fãs, agora cultuam a Jesus Cristo.


Nico McBrain, baterista do Iron Maiden: “Um dos maiores truques do Diabo é fazer você acreditar que ele não existe”

A banda inglesa Iron Maiden, que estourou nos anos 80 com o estilo Heavy Metal de fazer rock, desembarca no Brasil na próxima quinta-feira, dia 12, para se apresentar pela turnê Somewhere Back In Time. O grupo, precursor do estilo e considerado um dos melhores do gênero, conta novamente com a sua formação original. A popularidade entre os roqueiros se deu através de sua maneira única de soar em canções, letras e capas de discos. O nome “Iron Maiden” é inspirado em um instrumento de tortura medieval, o qual se acha representado no filme O Homem da Máscara de Ferro. Suas letras exploram temas que vão do ocultismo a lendas, filmes, histórias de assassinatos, o escuro e a simbologia do número 666. Além disso, as capas dos álbuns são singulares, pois exibem sempre o mascote da banda, Ed, um morto vivo, em cenas sugestivas aos temas de cada disco.

Diante dessa atmosfera “pesada”, seria possível pensar em algum espaço para manifestações cristãs? Olhos e ouvidos voltados para Deus? Sim! O baterista da banda, Nico McBrain, é um exemplo de músicos de rock bem sucedidos, com carreiras mundialmente consolidadas e que, ao longo de suas vidas, se converteram ao cristianismo. Chocante? Inesperado? Talvez nem tanto. Ele próprio afirma que quando alguém se torna cristão, não está livre do pecado, mas deve buscar ao máximo uma vida longe deste mal.

A pergunta mais comum feita ao baterista é: Como você pode tocar em um grupo que apresenta uma canção chamada Number of the Beast (Número da Besta)? Nico afirma que a canção é sobre uma história que se encontra no livro de Apocalipse. “Um dos maiores truques do Diabo é fazer você acreditar que ele não existe”, justifica o baterista.

Nico McBrain é um exemplo incrível de conversão de músicos que, pela própria natureza da profissão, lidam com uma série de fatores que muitas vezes os afastam de uma vida ao lado de Deus. Shows, fãs, turnês exaustivas e o universo das drogas e comportamentos promíscuos, muitas vezes associados ao estilo de vida no rock.

Muito conhecidos na história da música mundial e, especialmente do rock, são os casos de músicos que acabam deixando a vida precocemente de forma conturbada e perturbadora. O líder do grupo Nirvana, Kurt Cobain, no dia 5 de abril de 1994, atirou na própria boca e deixou o mundo com uma filha ainda criança. Sua carreira foi marcada por um sucesso meteórico, desgastes emocionais, depressão, drogas e, em particular, o vício pela heroína.

Mais conversões no rock - Felizmente, ainda é possível citar outros casos de músicos do rock que, como Nico McBrain, seguiram o caminho da salvação física e espiritual a partir do contato com os valores cristãos.

Brian Welch, ex-guitarrista do grupo Korn, é um outro bom exemplo de roqueiro convertido. No final de 2008, ele lançou o seu primeiro disco solo, Save Me From Myself. No álbum, o músico aborda questões particulares da sua vida como a luta para deixar as drogas, os motivos que o levaram a sair da banda e seu encontro com Deus.

No Brasil, temos a surpreendente história do músico Rodolfo Abrantes, ex-vocalista da banda de hard-core Raimundos. No auge de sua carreira, o roqueiro sentiu o vazio em que vivia e se converteu. “Estava sozinho, morando em São Paulo, com uma vida louca, trezentas namoradas por aí, drogas a valer, balada todos os dias, fãs de montão, disco de platina, dinheiro na conta, agenda lotada de shows, mas completamente infeliz”, relata o cantor.

Em 2006, já convertido, Rodolfo lançou seu primeiro disco voltado para Deus, Santidade ao Senhor. Além disso, ministra cultos na igreja Bola de Neve Church e viaja junto de sua mulher para pregar a Palavra. “Quer ter vitória? Anda no caminho do Senhor, obedeça, leia a Bíblia e siga seus conselhos. Hoje não bebo, não é porque não possa, é porque não quero. Quero ter comunhão com o Pai”, aconselha o músico.

A exótica e mística Baby do Brasil - ex-Baby Consuelo e ex-integrante do grupo Novos Baianos - também impactou a muitos com sua conversão nos anos 90, recebendo, inclusive, muitas críticas. A estas, a cantora responde em uma de suas músicas: “E não importa o que vão pensar de mim. Eu quero é Deus. Eu quero é Deus.”

Fonte: Portal CRISTIANISMO HOJE - www.cristianismohoje.com.br/

11 de março de 2009

Ditadura espionou missionários



Documentos mostram que regime militar interferiu na ação das agências cristãs que atuavam entre indígenas.


O regime militar brasileiro, que perdurou entre 1964 e 1985, espionou os missionários cristãos que atuavam entre os povos indígenas. A informação consta de um calhamaço de documentos guardados havia 30 anos na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) e que, desde janeiro, estão abertos à consulta. São 92 caixas de material – relatórios, cartas, fotos e textos confidenciais – contendo um histórico de como o Estado brasileiro vigiou a ação de obreiros cristãos, sobretudo católicos, durante a ditadura. Grande parte dos documentos foi produzida pela extinta Assessoria de Segurança e Informações, um braço do famigerado Serviço Nacional de Informações, o SNI.

O principal alvo das investigações dos arapongas foi o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), órgão vinculado à Igreja Católica Romana. Fundado em 1972, o órgão foi severamente vigiado durante o governo do então presidente Ernesto Geisel (1974-1979), o quarto general a chefiar o país. A rede de informações ia desde o alto escalão da Funai, passava pelas delegacias regionais do órgão e pelos capitães de postos indígenas. O “dossiê Cimi” engloba em torno de 2 mil páginas. Num dos documentos, o general de Exército Ismarth de Araújo Oliveira, que presidiu a Funai durante a gestão de Geisel, queixou-se dos bispos católicos Pedro Casaldáliga e Tomás Balduíno, co-fundadores do Cimi, classificando-os como a “ala esquerdista da igreja” e acusando-os de usar o índio como instrumento, “criando agitação em áreas tranquilas”.

O Conselho de Missão entre Índios, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), não tem conhecimento oficial de espionagem de pastores que trabalharam em áreas indígenas no período da ditadura militar. Mas está registrado nos arquivos da IECLB, que abriu, inclusive, processo administrativo para apurar suas causas, a expulsão, em 1979, do casal de missionários Roberto e Lori Altmann da Aldeia Indígena 7 de Setembro, no Parque Aripuanã, localizada entre o município de mesmo nome, no Mato Grosso, e Cacoal (RO).

“O motivo alegado para a nossa expulsão era a de que não correspondíamos ao que a Funai esperava do trabalho de missionários e também a suposta incompatibilidade com funcionários do órgão na área”, disse o pastor Roberto em depoimento à Agência Latino-americana e Caribenha de Comunicação. Lori e Roberto desenvolviam, então, o chamado pastorado de convivência na comunidade indígena suruí. “Nós passamos a morar na aldeia 7 de Setembro, dentro do Posto da Funai, e isso gerou tensões”, avalia Roberto Altmann.

Tanto o Cimi quanto as missões ligadas à Associação das Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) demonstraram interesse em conhecer na íntegra os documentos relativos ao período. No entender dos obreiros cristãos envolvidos na ação missionária com os povos indígenas, a postura do Estado brasileiro durante o período pode ajudar a compreender a atual política da Funai e de órgãos oficiais em relação à questão. Nos últimos anos, diversos entraves legais têm sido impostos às agências missionárias.

Fonte: Portal CRISTIANISMO HOJE - www.cristianismohoje.com.br/

(Com reportagem da Agência Latino-americana e Caribenha de Comunicação – ALC)

4 de março de 2009

Universidade americana recebe verba milionária para estudar o movimento pentecostal ao redor do mundo

No fogo do Espírito

A Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, recebeu um subsídio de quase 7 milhões de dólares para estudar o crescimento, o alcance e o impacto do cristianismo pentecostal e carismático, dois dos movimentos religiosos de crescimento mais rápido em todo o mundo. O Centro de Religião e Cultura Cívica da Faculdade de Letras, Artes e Ciências usou as verbas para constituir a Iniciativa de Pesquisa Pentecostal e Carismática (IPPC), que servirá de plataforma para a investigação acadêmica do pentecostalismo e dos vários movimentos de renovação que surgiram no catolicismo e no protestantismo ao longo do século 20. Patrocinado pela Fundação John Templeton, o repasse é a maior quantia já destinada ao estudo do fenômeno.
Hoje, mais de 500 milhões de cristãos em todo o mundo afirmam crer e praticar os chamados dons do Espírito Santo. Tanto os pentecostais como os carismáticos empenham-se neste tipo de manifestação e distinguem-se pelos seus modos enérgicos de adoração, oração e busca de poder espiritual, de acordo com o IPPC. Os investigadores da entidade querem descobrir o que está por detrás do crescimento do segmento e de como ele tem impactado a Igreja Cristã e a sociedade civil. Eles planeiam usar verbas do financiamento para apoiar a investigação na área das ciências sociais em regiões como a África, a Ásia, a Europa Oriental e sobretudo a América Latina, onde o movimento avivado avança vertiginosamente nas últimas três décadas. Tal avanço tem subtraído milhões de fiéis da Igreja Católica tradicional e das confissões protestantes históricas, bem como de outros credos, como o espiritismo e as religiões de matriz africana.
”Nosso objetivo é estimular parcerias no domínio da investigação por todo o mundo e financiar projetos que irão moldar a discussão do tema para os próximos anos”, diz Donald Miller, diretor executivo do Centro de Religião e Cultura Cívica e autor do livro “Pentecostalismo Global: A nova face do compromisso social cristão”, ainda inédito em português. O IPPC irá conceder um total de US$ 3,5 milhões para financiar bolsas de estudo para pesquisadores individuais ou pequenas equipes de investigação. A iniciativa criará também meios acadêmicos e de análise do cristianismo pentecostal e carismático em Los Angeles, o berço do pentecostalismo americano. Foi ali, na primeira década do século passado, que o pregador William Seymour chamou a atenção com suas reuniões na Rua Azusa, marcadas pelos relatos de curas divinas e outros milagres.
"O crescimento global do pentecostalismo é uma das mais notáveis transformações religiosas do século passado”, diz Kimon Sargeant, vice-presidente do departamento das Ciências Humanas da Fundação John Templeton. “Estudar o cristianismo pentecostal e carismático é crucial para entender como a religião molda o mundo”, destaca o estudioso.



via Portal CRISTIANISMO HOJE - www.cristianismohoje.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...