Pesquisar este blog

27 de junho de 2008

[Presepadas do Mundo Gospel - Parte 1]

[Pr. Marcos Pereira da Silva]



Pr. Marcos Pereira da Silva pára Baile Funk no Rio

Parece brincadeira! Mas você tem coragem? O Pr. Marcos Pereira da "Assembléia de Deus dos Últimos Dias" tem (...)! ele parou um baile funk na comunidade de Vigario Geral e fez um culto! isso mesmo um culto ao Senhor...

http://espalharoda.multiply.com/video/item/11

Veja mais...

24 de junho de 2008

[Soli Deo Gloria]

Olhos Famintos!



A cobiça leva nossos olhos a vaguearem inquietos; a buscar satisfação em coisas que não possuímos.
1 Timóteo 6:3-10


"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,
é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,
altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.
Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.

Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."

Há algum tempo vi uma charge, dessas que aparecem nos jornais. Era o desenho de um homem segurando as duas tábuas da Lei. Ele estava gritando para o céu: "Se não podemos cobiçar, o que acontecerá com a economia?" Aprecio a verdade e o humor dessa charge, porém sinto que o mandamento perde o sentido se considerarmos que ele fala apenas do relacionamento que a nossa sociedade tem com as coisas materiais. Este mandamento também desce a um patamar pessoal, e fala dos nossos relacionamentos e das pessoas com as quais vivemos e trabalhamos. Cobiçar significa voltar nossos olhos para algo que não nos pertence.

Podemos até pensar que temos algum direito sobre aquilo que pertence ao outro. Mas se, por exemplo, vejo o carro novo do meu vizinho e isto me perturba tanto que desejo que o carro quebre ou seja roubado, isto é cobiça. Enquanto a cobiça pode eventualmente levar a outros pecados, ela perturba meu relacionamento com meu vizinho.

A cobiça alimenta, também, a falta de contentamento; encoraja nossos olhos a vaguearem inquietos; busca a satisfação em coisas que não possuímos e não no que Deus nos deu. Isto leva a uma insatisfação com Deus e nos põe numa situação difícil.

Pense:
A cobiça leva nossos olhos a vaguearem inquietos; a buscar satisfação em coisas que não possuímos.

Ore:
Pai bondoso, ajuda-nos a lutarmos contra desejos que apenas nos tornam infelizes e inquietos. Ajuda-nos também a buscar a santidade no contentamento. Em nome de Jesus. Amém.

Igreja Batista Getsêmani

Bom Dia Espírito Santo!




"De repente eu soube que o Espírito Santo era para mim - hoje!"

O que aconteceu a Benny Hinn numa fria noite de inverno em Toronto mudou sua vida para sempre. O Espírito Santo entrou em sua vida de um forma tão dramática que ele nunca mais seria o mesmo. Queres conhecer o Espírito Santo íntima e pessoalmente? Estás disposto a ouvir a Sua voz? Estás preparado para conhecê-lo como uma pessoa? Em "Bom Dia, Espírito Santo", Hinn apresenta descobertas e verdades que Deus lhe tem ensinado através dos anos. Você irá adquirir um conhecimento mais profundo da Divindade e como os membros da Trindade interatuam entre si e conosco. Você também vai descobrir:

- Como reconhecer a voz do Espírito;
- Sete passos para uma vida de oração mais efetiva;
- A fonte e o propósito da unção divina;
- Ficar livre do temor do pecado "imperdoável";
- E o plano mestre de Deus para você;

Hinn diz, "Meu amigo, se você está disposto a começar um relacionamento pessoal com o Espírito Santo que exceda qualquer coisa que você jamais sonhou, leia livro".

Benny Hinn

23 de junho de 2008

EFEITOS IMEDIATOS DO AVIVAMENTO


O aspecto mais importante de um avivamento não é a duração do fenômeno de um avivamento em si: é o impacto que gera na igreja e na sociedade e a permanência dessas mudanças.
Nos primeiros seis meses do avivamento ocorrido entre 1904 e 1905, estima-se que mais de 100.000 pessoas foram convertidas. Algumas já eram membros de igreja, mas nunca tiveram uma experiência viva com Deus. Outras eram mais facilmente identificadas como ‘pecadoras’, gente que antes não queria saber de Deus ou da igreja.
O efeito nas vilas, aldeias e locais de trabalho em todo o País de Gales era muito marcante. O ambiente nas minas de carvão, onde grande parte dos homens da região trabalhava mudou completamente. Os mineiros que já tinham de se levantar muito cedo para começar o trabalho, chegavam meia hora antes para a reunião de oração.
O grande vício do povo na época era a bebida alcoólica. Os bares foram esvaziados. Muitos faliram e foram obrigados a fechar as portas. Com a queda no consumo da bebida, houve queda marcante nos índices de criminalidade. A vida nas famílias foi transformada, porque os homens ficavam em casa e davam mais atenção para esposas e filhos.
No avivamento de Gales, pelo que sabemos, não houve curas ou milagres. Não aconteceu nenhuma transformação de água em vinho, mas houve uma outra transformação, mais sutil, porém tremendamente sobrenatural: a transformação de cerveja em roupas e alimentos para as famílias carentes que antes passavam necessidade por causa do vício da bebida.
Um médico foi entrevistado por um jornalista durante o avivamento. “O que o senhor está achando do avivamento?”
“Estou achando maravilhoso”, ele respondeu. “As pessoas estão acertando todas as suas dívidas antigas. Contas que achei que nunca mais receberia estão sendo pagas.”
Um batismo de honestidade, um batismo de perdão, um batismo de reconciliação. Nos tribunais de justiça, às vezes não havia casos para serem julgados. A polícia ficava ociosa e, em um lugar, passou a formar quartetos para cantar nas igrejas, para ocupar o tempo.

Nancy Leigh DeMoss e Maurice Smith
Extraído do Jornal SEARA EM FOGO.


Publicado originalmente no blog Arsenal do Crente.

19 de junho de 2008

[Macumba Evangélica!?]

Palestra apresentada em 18 de junho de 2008
Pelo Pastor Wagner Antonio de Araújo


No culto intersemanal da
Igreja Batista Boas Novas
de Osasco SP





INTRODUÇÃO


Ao anunciar esta palestra em rede de comunicação virtual (internet), centenas de irmãos em Cristo, obreiros e pastores das mais variadas denominações e estados brasileiros (e também da América do Norte e Europa) solicitaram que lhes fosse concedida uma cópia do texto, áudio e vídeo, uma vez que não poderiam estar pessoalmente nesta noite, participando da apresentação.


Tal explosão de solicitações vem demonstrar, de forma contundente, que o problema que abordaremos não se restringe a uma denominação, uma região geográfica ou uma opinião isolada. A magia evangélica invadiu igrejas, comunidades, denominações, congressos, vigílias, lares, programas de rádio, televisão, jornais, e hoje a confusão que reina faz estarrecer até o mais cético dos escatologistas.


Parece-nos que o tão proclamado “reavivamento mundial”, “nova unção”, “despertamento da noiva” e tantos outros títulos que apontavam para uma generalizada conversão maciça da população nacional e mundial, deu lugar ao que é chamado de “A Grande Apostasia do Fim dos Tempos”, prenunciada por Paulo em suas epístolas pastorais.


Quero estabelecer alguns limites importantes a esta palestra.


Ela é apenas uma palestra, e não um tratado, uma tese, um livro, um artigo doutrinário ou um curso. Pode ser que no futuro venhamos a concentrar esforços no sentido de recolher material e efetuar análises exaustivas, preparando algo que cubra um tratado, uma tese ou um livro. Esta palestra não pretende ser mais que uma palestra de um pastor de igreja batista tradicional local, com uma linguagem simples, de cunho pastoral, visando alertar o rebanho de Deus a ele confiado quanto as modernas manifestações estranhas no dito “mundo evangélico”.


Há um farto material referencial, espalhado em centenas de links pela internet, dos mais variados teólogos e articulistas cristãos ou seculares, cujo conteúdo deve ser criteriosamente lido e analisado, e não pretendemos, com esta palestra, servir de material exaustivo sobre a matéria, senão uma breve análise elementar dos fenômenos neopentecostais modernos, a sua relação e semelhança sincrética com as religiões afro-brasileiras e também com a feitiçaria mundial, apontando referenciais bíblicos na sólida direção da autêntica vontade de Deus e do culto racional, espiritual e bíblico.


Também não é o nosso propósito acusar uma denominação evangélica em particular, uma vez que o fenômeno acontece em muitas denominações por toda a parte, sendo injusta qualquer atribuição de culpa a esta ou aquela denominação.


É importante dizer que, conquanto não acusemos grupos, nossa tese parte da absoluta rejeição do que se conhece hoje por “neopentecostalismo”, um sistema moderno de perversão da igreja cristã, que relê a bíblia sob a ótica da prosperidade como fundamento para a fé e que luta com os demônios como causa única de toda pobreza, doença e problemas humanos. O neopentecostalismo tem sido rejeitado de forma ampla pelas denominações cristãs de cunho protestante tradicional, e atualmente também tem sido alvo de críticas dos pentecostais clássicos. O neopentecostalismo tornou-se algo estranho ao evangelho e ao protestantismo.


Nosso propósito é pinçar atos e fatos em cultos de algumas igrejas, filmados e disponibilizados através da internet, que demonstram que, ainda que falem o “evangeliquês”, estão longe de serem de fato, evangélicos. É papel da igreja e dos ministros do Evangelho protegerem o rebanho de Deus das investidas de Satanás, que, não raras vezes, traveste-se de Anjo de Luz, faz sinais e maravilhas, opera milagres e, se possível fora, enganaria aos escolhidos de Cristo. Graças, porém, a Deus, que ainda há quem clame pela verdade original da Palavra de Deus.


Essa é a nossa tentativa, e esse é o nosso esforço.


I – CONCEITOS E DIVISÕES CRISTÃS




Há muitas classificações do atual “mundo evangélico” pelos analistas de história da igreja e professores de teologia. A cada dia surgem ramificações em grupos pré-existentes e, não raras vezes, desatualizam nossas tabelas.


Proponho uma tabela que atualiza em um quadro o mundo cristão evangélico e o mundo carismático. Classificaríamos as denominações e grupos da seguinte maneira:


· FUNDAMENTALISTAS – São aqueles que interpretam a Bíblia de forma literal e não aceitam quaisquer outras alternativas. São inimigos de todas as outras ramificações cristãs. Consideram-se a continuidade da Reforma Protestante. Sem nos atermos em sua formação histórica, são críticos das versões modernas da tradução da bíblia e do uso de determinados textos gregos mais populares. São anti-pentecostais, anti-cooperativos, anti-ecumênicos, individualistas e absolutamente rigorosos e independentes. Esse grupo possui nomes, mas também co-existe em igrejas denominacionais separatistas.


· PROTESTANTES (EVANGÉLICOS) TRADICIONAIS – São os “crentes” das denominações evangélicas históricas mais antigas, surgidas na Reforma Protestante ou no tempo dela. São as denominações que deram origem às Missões Modernas e que trouxeram o evangelho ao Brasil. Possuem uma pneumatologia conservadora, não crêem na experiência pentecostal (batismo no Espírito Santo após a conversão, com manifestações visíveis e audíveis de sinais e dons). São estruturados, possuem uma longa história e representam o início de toda igreja cristã evangélica no mundo.


· PENTECOSTAIS – São as denominações evangélicas surgidas após o início do fenômeno Pentecostal, iniciado nos Estados Unidos, em 1906, na famosa Rua Azuza, onde pela primeira vez na história moderna da igreja foram manifestados os modernos “dons de línguas” como provas de batismo com o Espírito Santo. Esse fenômeno atraiu a atenção de crentes ávidos pelo poder de Deus, que, ao presenciarem e admitirem a experiência, originaram novas denominações, seja do zero, seja como facção das antigas. Sua teologia é tradicional, protestante, elaborada, com muita convergência, exceto no que tange à “glossolalia” e ao arminianismo extremado (em alguns casos). Sua liturgia é animada, entusiasmada, e seus cultos são ruidosos, onde todos oram ao mesmo tempo. Estão no Brasil desde 1911, com o início da Assembléia de Deus, em Belém do Pará. São muitas as denominações pentecostais.


· NEOPENTECOSTAIS – Teologia moderna, surgida do pentecostalismo, que, unindo-se à filosofia do “poder da mente”, passou a explorar a prosperidade como sinal de bênção divina e, em decorrência da fé, a cura de todas as enfermidades. Eles consideram que os demônios estão em toda parte e devem ser expulsos, através de rituais que misturam elementos bíblicos localizados (exemplo: o novelo de lã de Gideão ou os sete mergulhos de Naamã). Eles crêem em rituais especiais para realizar coisas especiais: quebra de maldições, determinar pela fé, desafios para prosperidade financeira, oração em montanhas de Israel, amuletos para trazer sorte, etc. Seu objetivo é criar mega-denominações e tornar seus líderes autênticos semideuses, com poderes extremos, que decretam anos especiais, curas especiais, revelações especiais. Sua teologia é confusa, mística, sem consistência. Parecem-se pentecostais, pois também falam em línguas estranhas e usam elementos pentecostais, mas fogem à ética cristã pentecostal, não são orientados á conversão, mas a terem em Cristo um poderoso realizador de milagres e doador de bênçãos. Raramente se comportam como autênticos crentes, criando, assim, novos caminhos para a salvação, mediante seus líderes e igrejas. São os maiores "evangélicos" do mundo, crescendo a uma proporção fantástica. Suas denominações geralmente são dirigidas por líderes que se auto-intitulam bispos, missionários, apóstolos, etc. Atualmente estão infiltrados em várias denominações tradicionais e pentecostais, que adotam suas práticas esdrúxulas (noite dos empresários, sessão de descarrego, louvor extravagante, nova unção, etc)


· NEOAPOSTÓLICOS – Não satisfeitos com o que tinham, os neopentecostais evoluíram a um passo mais ambicioso ainda: criaram o chamado “mover apostólico”, “poder apostólico”, “evangélico apostólico”. Trata-se de ressuscitar o dom de apóstolo, equiparando a autoridade de seu líder ao da canonicidade de Paulo, João ou Pedro, tornando a palavra deles como inspirada pelo Espírito Santo. São ambiciosos, desejam dominar o país, possuem poder político e estão influenciando grande parte dos neopentecostais declarados e dos infiltrados neopentecostais das demais denominações, que já estão a consagrar também os seus “apóstolos”. Também lutam uns contra outros, buscando dominar um rebanho maior e realizar um apostolado mais poderoso, mais completo.


· CARISMÁTICOS – São os chamados “católicos carismáticos”. Até então um grupo separado dos evangélicos. Contudo, com o império do neopentecostalismo e do neoapostolismo, os carismáticos estão se misturando a eles, com a experiência similar de glossolalia, com canções copiadas dos evangélicos, com uma liturgia praticamente idêntica, mantendo, contudo, o credo católico (dulia, hiperdulia e latria). Crêem em santos, em Santa Maria, na Eucaristia, no Purgatório, mas lêem a bíblia, fazem orações, pregam parecido com os evangélicos e falam em línguas estranhas. A Igreja Católica os mantém sob controle. Canção Nova é a maior expressão atual dos carismáticos. Atualmente os neoapostólicos estão realizando “louvor extravagante” e “horas de louvor e adoração” (Casa de Davi, Mike Shea, Marcos Witt) juntos, e grupos musicais neopentecostais (Diante do Trono) comungam e profetizam vitórias e unidade sem mudanças doutrinárias.



Essa é uma classificação pessoal, que varia de professor a professor, de historiador e sociólogo para outro. Contudo, tem servido de referencial para classificar e auto-classificar a nossa posição dentro do evangelicalismo brasileiro e mundial.



II – NÃO HÁ CRÍTICA AO PENTECOSTALISMO


Nossa posição doutrinária batista, tradicional e cessacionista (posição particular deste pastor) não objetiva nem de longe analisar, criticar ou combater a ramificação pentecostal da Igreja Cristã. Além de não haver tempo hábil, não há motivo para faze-lo, pois, quando há respeito de ambas as partes, pode haver um convívio pacífico, sem que se abra mão de princípios, sem que se negue as diferenças, comungando da convergência e mantendo a separação no que é divergente.


O pentecostalismo é o berço do neopentecostalismo, do neoapostolismo ou apostolicismo, assim como o tradicionalismo é o berço do pentecostalismo. Portanto, não nos cabe analisar aqui o berço e as causas do surgimento. Cabe-nos avaliar o resultado.


Ambos, tradicionais e pentecostais, quando lúcidos e não contaminados com o neopentecostalismo, são unânimes em declarar que tal movimento é falso, é grotesco, é estranho ao evangelho, é engano e engodo de pessoas que querem enriquecer às custas do povo, e seus fenômenos ou são mentirosos, ou produto de treinamento mental, ou ação direta de demônios.



III – O SINAL DE ALERTA




Dias atrás um abalo císmico foi sentido em São Paulo, vindo de São Vicente, a primeira cidade do Brasil. Algo raro, mas um abalo sísmico apenas. Foi quando uma notícia “evangélica” acendeu o sinal de alerta:


Profecia lançada, profecia cumprida!

Mídia brasileira anuncia tremores de terra 24 horas após liberação de decreto profético estabelecido pelo Apóstolo Renê Terra Nova no útero da Nação

Lilian Bartira

No dia 21 de abril, em Santa Cruz de Cabrália, Apóstolo Renê Terra Nova e congressistas se uniram para reconsagrar o território de Porto Seguro ao Senhor Jesus, entendendo que a partir do solo materno todo o Brasil será atingido com essa demarcação espiritual.


Cinco escunas conduziram cerca de 800 profetas no percurso que foi marcado com intercessões e liberação de palavras proféticas. Pão, óleo e vinho foram lançados nas águas porto-segurenses como sinal de tomada completa do território brasileiro.


Em Cabrália, outras 500 pessoas já os aguardavam para o segundo momento do ato profético. A fim de estabelecer um memorial eterno de demarcação e posse de um novo Brasil, o Apóstolo Renê Terra Nova fincou uma estaca na primeira faixa de terrra brasileira avistada pelos portugueses.


Contendo óleo de Jerusalém em sua parte interna e a profecia de um outro Brasil em 2008 e rendido aos pés do Senhor em 2010, a estaca foi fincada naquele local ao som de um clamor e de expressões de adoração dos cristãos apaixonados e ansiosos pelo mover de um Brasil diferente.


Pastores de vários estados e representantes da Comunidade Pataxó, dentre eles o Cacique Aruanã testemunharam e se aliaram ao Apóstolo Renê Terra Nova que selou o momento com a palavra de que todo ato profético lançado no mundo espiritual é seguido de um sinal no reino físico num prazo de 24 horas.


No dia seguinte, no púlpito do 9° Congresso de Resgate da Nação, o Apóstolo anunciou o fenômeno císmico que atingiu 5,2 graus na escala Richter e refletido em dezenas de cidades paulistas e em pelo menos quatro outros estados – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

O abalo císmico ocorreu a 215 km de São Vicente-SP. A diferença entre o tremor de terça (22/04) e os que ocorrem comumente é de que ele teve uma proporção pouco comum para o território nacional.


O decreto determinado pelo Apóstolo Terra Nova, debaixo dos céus proféticos do útero do Brasil, foi respaldado por Deus e anunciado aos quatro cantos da nação brasileira. Muitos desconhecem a causa do tremor, mas para os congressistas presentes no evento, apenas a resposta de um ato profético.


Pauta para toda a mídia nacional, o terremoto constituiu-se como emblema de um sinal que estabeleceu o “sim” de Deus para um Brasil que se moverá nos dons do Espírito e levará para todas as nações da Terra um avivamento sem precedentes em toda a história. A prova real e concreta de que nasceu em 2008 um novo Brasil.

(Fonte: site do MIR)


O comportamento desse "apóstolo", seguido por esses "profetas", mostra algo incomum entre o culto evangélico-cristão: elementos como DECRETO, ATO PROFÉTICO, ESCUNAS, ÓLEO, PÃO E VINHO DERRAMADOS NAS ÁGUAS, ÓLEO DE JERUSALÉM, ESTACA FINCADA NA PRIMEIRA FAIXA DE TERRA, PRAZO DE 24 HORAS PARA O EFEITO.


Esses elementos todos, juntos e misturados, demonstram terem sido emprestados não do cristianismo, mas das religiões afro-brasileiras, conhecidas como Candomblé, Umbanda, Quimbanda, e dos trabalhos polularmente apelidados de macumbas.


Toda pessoa é livre para exercer sua religião de espiritismo, mistério, misticismo e feitiços. Mas trazer sincreticamente aquelas religiões e aqueles elementos para o ato de culto a Deus, para selar compromissos e pactos com Deus, fazer coisas similares aos trabalhos de macumba e consagrações para orixás, foi realmente estarrecedor.


Gerou então uma garimpagem pelo extenso mundo visual da internet, aliado às múltiplas informações recebidas de amigos, colegas, irmãos, amigos, e inimigos, através de contatos pessoais, através de correspondências, etc.


Limitar-nos-emos à comparação entre o culto do candomblé, da umbanda e da quimbanda, e a similaridade com esse movimento sincretista esparramado, que não apenas faz esses decretos, como desenvolve atividades de exploração espiritual, apelidado jocosamente de RETETÉ. “Vigília do reteté”, “fogo da unção do reteté”, “restauração espiritual”, etc.


IV – OS VÍDEOS


Todos os vídeos selecionados, sejam do Candomblé ou da Umbanda, ou neopentecostais, são de absoluto domínio público, postados em links no site YOUTUBE, à disposição de quem quiser assisti-los. Como esses vídeos não ficam muito tempo no ar, armazenamos seus arquivos em DVD e os numeramos, comentando-os à seguir:


1ª. Série


01 Gira de Umbanda

02 Gira Africano

03 Vigília da Obra de Restauração em Itaquara, Jacarepaguá

04 Vigília Igreja Pentecostal Paz com Deus em Bonsucesso

05 Vigília da Obra da Restauração em Santa Maria


Comentários:


Os vídeos 01 e 02 são cenas de rituais de Umbanda, não são brasileiros, mas seus rituais são similares aos realizados no Brasil.


Os vídeos 03,04 e 05 retratam as chamadas “vigílias do reteté”. Essas vigílias são conhecidas por serem realizadas geralmente às sextas-feiras, com início à meia-noite. São muito populares entre as camadas mais pobres e periféricas das grandes cidades. Geralmente acontecem sem qualquer limite de comportamento, e às vezes coisas estranhas são vistas, como fenômenos paranormais.


Se notarmos com cuidado, a prática do GIRA, que vemos na Umbanda, motivada por demônios e oferecidas a eles, é similar à prática do GIRA nas vigílias filmadas, onde irmãos emocionadamente e descontroladamente rodam, rodam, rodam, até caírem, ou até onde agüentarem. Nota-se também que há mulheres com vestimentas similares às roupas da Umbanda, roupas que não são do uso contínuo, especiais, para o ritual do reteté.


Perguntas para reflexão:


1) Para que girar?

2) Será que o Espírito Santo tornaria a pessoa possessa dEle, como se fosse um demônio possuindo miserável perdido?

3) Não há como dominar esse fenômeno do rodopio?

4) Por que os passos que os irmãos dão, juntamente com as irmãs, são similares aos da Umbanda, e também do Carnaval?

5) Por que o cantor canta e faz voz de quem está a ser esganado?

6) Onde está na Palavra de Deus que o Criador se manifesta girando os cultuantes?

7) Que tipo de culto é esse, onde o povo canta, gira, grita e transpira sem parar?

8) Não seria esse tipo de culto um entretenimento substitutivo aos bailes-funk, aos pagodes e ao próprio Candomblé? Seria isso o tipo de motivação para uma vigília e um culto?

9) Se alguns ficam tomados “pelo Espírito” e se esse espírito não é Deus, quem seria? Um espírito de anjo? Um demônio?


2ª. Série


06 Gira de Umbanda – Festa da Coroa de Mãe Jandira

07 Culto na Assembléia de Deus em Santa Cruz

08 Vigília do Reteté na Assembléia de Deus

09 Apóstolo Carlos Ribas – Avivamento na Bahia


Perguntas para reflexão:

1) Por que o salão de cultos tem um guerreiro com espada na mão, pintado na parede?

2) Por que o cantor está vestido de Pai-de-Santo ou de enfermeiro?

3) Por que as pessoas giram como se estivessem em transe, sentindo choques e calafrios, e com movimentos idênticos ao da Umbanda?

4) Por que a vigília do reteté parece uma gira de umbanda, e bem malfeita? Por que aquelas mulheres fazem postura como se estivessem a receber os mesmos espíritos da umbanda?

5) Por que o Apóstolo Ribas grita tanto? Por que aquelas mulheres estão em histeria? Por que o povo que chacoalha e se contorce, e cai, é considerado “reavivado”, sendo que, no terreiro seria considerado possuído pelo “santo”, e na Bíblia seria considerado endemoninhado? Por que o povo cultiva a loucura generalizada no auditório?

6) Por que o Apóstolo tem prazer em ir e sugestionar às pessoas que elas devem cair para se levantar espiritualmente? Onde está isso na Bíblia?

7) Por que esses cultos são tão sincréticos, cheios de espiritismo, rituais, emocionalismo e desajuste emocional?


3ª. Série


10 Umbanda – Umoloco

11 Batismo no Candomblé

12 Série de cenas chocantes, de gente “possuída pelo Espírito Santo”, a manifestar a “unção de animais”, “unção da alegria/unção do riso/nova unção”, “unção da striptease”.

13 Campanha Pega no Tapete de Fogo de Quintino

14 continuação da Campanha Pega no Tapete de Fogo de Quintino

15 idem


Perguntas para reflexão:

01) Por que o rapaz cai descontrolado, imitando um macaco, e o pastor, ao invés de providenciar socorro, ou expulsar o demônio, realimenta o gracejo e o povo faz dele um palhaço, e ainda consideram tudo como “unção do Espírito Santo”?

02) Por que o Espírito Santo levaria as pessoas à demência, como aconteceu com esse rapaz?

03) Por que aquela mulher tira a roupa e grita como uma possuída de espírito imundo ou age pior do que um espírito de Umbanda ou de Candomblé?

04) Por que a vigília se chama Pegar no Tapete de Fogo? Teria Deus inventado um tapete mágico? Seria um espírito isso?

05) Por que as pessoas estão vestidas com roupas como um ritual de Candomblé, e rodopiam como no Candomblé?

06) Por que a mulher grita até perder o fôlego?

07) Por que as pessoas caem e não são libertadas, mas conduzidas a acalentar essas emoções e espíritos?

08) Por que uma mulher, no penúltimo vídeo, dança a dança dos orixás?

09) Por que se tem a impressão de que tornou-se na mesma coisa, uma cerimônia afro-espírita? Por que a letra da música é tão ridícula e sem qualquer significado para ninguém?

10) Não seria tudo isso uma imitação muito mal feita do batismo do Candomblé?



V – O QUE DIZ A BÍBLIA




Tudo o que vimos foi o resultado do sincretismo religioso, isto é, da mistura entre o sacro e o profano, entre o cristão e o pagão. O fenômeno não é novo, mas o formato e a linguagem sim.


O fenômeno foi combatido por séculos, mediante profetas que instavam com Jerusalém e com Samaria, para que não se misturassem com as nações que o Senhor desarraigava de diante deles. Eles deveriam destruir tudo, e sequer mencionar os seus deuses, não aprender a sua cultura, nem vivenciar a comunhão e intercâmbio de elementos.


Israel falhou. Samaria, a capital do Reino do Norte, foi sitiada e o país desapareceu. Jerusalém falhou. Foi cativa para a Babilônia, voltou para a Palestina e novamente foi destruída.


A Igreja é chamada de Geração Eleita, Israel de Deus, Povo de Propriedade Exclusiva de Deus. A Igreja é o povo que Deus escolheu. E, nessa escolha, escolheu também a sua conduta diante do mundo e do sincretismo religioso:


1) Deus não é cultuado através de rituais, em locais geográficos ou pela beleza estética. Deus só aceita um culto que seja feito “em espírito e em verdade” (“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”, João 4.23-24). Note que Jesus diz: É NECESSÁRIO (importa). Não é necessária roupa especial. Não são necessários adornos. Não precisa de coreografias e rodopios. Esses rituais são pagãos. A adoração do Pai deve ser espiritual, no íntimo, sem giras ou celebrações delirantes. (“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”, I Coríntios 14.40).

2) Deus é santo e importa que os seus adoradores também sejam santos, isto é, separados do mundo (do presente século, do pensamento dominante e do culto sincrético-cultural do lugar). Diz a Palavra: “porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.” (I Pedro 1.16). Também diz:”E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”, Romanos 12.2. Afirmou Deus a Israel algo que plenamente se aplica à Igreja: “ Sucederá, porém, que, se de qualquer maneira te esqueceres de Senhor teu Deus, e se seguires após outros deuses, e os servires, e te encurvares perante eles, testifico hoje contra ti que certamente perecerás. Como as nações que o Senhor vem destruindo diante de vós, assim vós perecereis, por não quererdes ouvir a voz do Senhor vosso Deus.” (Deuteronômio 8.19-20)

3) Fomos chamados para salgar, não para sermos salgados; iluminar, e não sermos iluminados; conduzir, e não sermos conduzidos; influenciar, e não sermos influenciados. Assim, ao invés de tomar a forma do mundo e cultuar como as religiões pagãs, deveríamos seguir o ensino da Palavra de Deus e cultuar a Deus sem essas magias, feitiçarias e macumbarias.

4) O culto a Deus é composto de proclamação da palavra, explicação da mesma, louvores ao Senhor, orações e intercessões e comunhão. Não há lugar para palhaçada e feitiçaria na igreja. Atos como esses não passam de sensualidade e libertinagem, vasão à carne e oportunidade ao pecado, criancice espiritual e brechas para Satanás agir e roubar a atenção, mal testemunho e confusão.

5) E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles. (Lv 20:23)

6) Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? (1Co 14:23)

7) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gl 5:22)

8) Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1Co 14:26)

9) E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. (Ap 13:13)

10)Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. (Tg 3:13)

11)A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. (Cl 3:16)

12) Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo estranho perante o Senhor. (Nm 26:61)




CONCLUSÃO




As práticas sincréticas dos neopentecostais, esparramadas pelas diversas denominações cristãs, motivadoras de decretos com implantação e distribuição de objetos e líquidos, a celebração de rituais similares aos das religiões pagãs de quaisquer espécies, as manifestações de possessão espiritual, os descontroles emocionais e a exploração desse misticismo por parte dos cultuantes se chama PECADO, é abominação ao Senhor e deve ser não apenas banido de cultos cristãos, como abominado pela nossa consciência e inteligência.


Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (1Tm 4:16)


Wagner Antonio de Araújo



OBSERVAÇÕES




Não há tempo hábil, numa palestra e num culto, para o desenvolvimento de tema tão amplo e tão profundo. Sugiro aos que lêem e vêem essa palestra, que procurem aprofundar-se e contribuir para o enriquecimento dos esclarecimentos e que alertem as suas comunidades, para que não vivam sendo presas do Maligno.


Enquanto preparava essa conferência, Satanás se opôs o quanto pôde, buscando-me dissuadir de terminá-la. Recebi um sem-número de e-mails, de pessoas a criticarem a minha atitude, isto é, procurando desmoralizar a minha iniciativa, afirmando que eu estava a trabalhar para Satanás. Pessoas das mais diversas procedências ofenderam-me na minha moral e agrediram-me publicamente. A internet que uso, (AJATO), em dois anos de funcionamento, nunca me dera problema, mas, quando precisei das comunicações finais hoje, para pesquisa e complementação, ela simplesmente parou, e a justificativa no atendimento público era: “decidimos fazer a manutenção no seu bairro até às 20 horas”. Às cinco horas da manhã, depois de passar toda a madrugada a trabalhar no texto e nos vídeos (e há uma seqüência de outros quatro, que não consegui desenvolver o comentário), TODOS OS AZULEJOS da cozinha da minha casa começaram a estralar, ameaçando sair da parede com força e violência. Não estranharia o fato deles caírem, pois são antigos, mas por que TODOS fizeram um barulho generalizado por meia hora, ameaçando cair, e NENHUM caiu, e agora estão todos normais?


Não tenho dúvidas. Satanás está sendo desmascarado, e não ignoro os seus ardis. Seu propósito foi impedir a realização desta palestra. Assim, se você estiver lendo esse texto, é porque a palestra aconteceu e Cristo Jesus me protegeu, e o Espírito Santo deu poder de resistência.


A Deus seja toda a honra, toda a glória, toda a sabedoria, todo o louvor, desde agora e para todo o sempre.


Amém.


Wagner Antonio de Araújo


Adendo

Lista de links onde atualmente estão os vídeos que usei na palestra:

http://www.youtube.com/watch?v=dUnxR_K_uh4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7_I_FjxFI90&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pAihnyApeTs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=6AMg11mfqiY
http://www.youtube.com/watch?v=F_TJm6ebMSk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=J9isEoF2VFA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=D1rSrApukfQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zI4F5N6YT1Y&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=ShndmrYHvRc&feature=user
http://br.youtube.com/watch?v=a3ramsCu5Ms&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=Kr3nUf4TMPg&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=3WBujEMWnp4&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=krBG_fdZw38&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=q3OaovjquVE&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=Ywrf17VIPCQ&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=YlZpyAAKiOI&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=Irke2HI1V9g&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=iO1bcCFUJZY&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=T93HhPU-8FU&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=sveevxvAQm4
http://br.youtube.com/watch?v=HqysHJezAT4
http://br.youtube.com/watch?v=DrwDFSqE41Q&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=kBM7UuLZWA8&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=wxeePrw6-oI


A filmagem desta PALESTRA foi realizada a pedidos. Pastores, líderes e professores de
várias partes do país, ansiosos por conhecerem o material disponibilizado, solicitaram cópias para refletirem e utilizarem em suas igrejas. Pediram
para que eu anunciasse o preço.

NÃO VENDEMOS NADA. O MATERIAL É GRATUITO.
------------------------------------

O vídeo está postado no youtube, na seguinte ordem:

PARTE 01 - http://br.youtube.com/watch?v=7tzPTv0QSgA
PARTE 02 - http://br.youtube.com/watch?v=k_ZwYQtS8U0
PARTE 03 - http://br.youtube.com/watch?v=3f2eCHv6jro
PARTE 04 - http://br.youtube.com/watch?v=fitJ52cIDYg
PARTE 05 - http://br.youtube.com/watch?v=8Oo2Mz2UAeo
PARTE 06 - http://br.youtube.com/watch?v=V7KUer6N3Kc
PARTE 07 - http://br.youtube.com/watch?v=SyVxvvmbeWM
PARTE 08 - http://br.youtube.com/watch?v=4EId0z0ZDTA
PARTE 09 - http://br.youtube.com/watch?v=Wqw1rYCvuzQ
PARTE 10 - http://br.youtube.com/watch?v=2jvoqsjTrF8

Aos que quiserem salvar esses vídeos em seus computadores,
recomendamos o programa VDOWNLOADER, que os grava em AVI ou MPEG
para você reproduzir em seu DVD ou DATASHOW. Baixe-o em

http://baixaki.ig.com.br/download/VDownloader.htm

------------
Não objetivamos discussões. Aos que concordam, bem. Aos que não concordam,
respeitamos.

Comunicações com o palestrante: bnovas@uol.com.br . Toda e qualquer polêmica
por e-mail será descartada e deletada.

17 de junho de 2008

God vs. Science

A VERY INTERESTING TEXT FOR THOSE WHO (AS I DO) JUST LOVE ENGLISH!!!!
A VERY INTERESTING TEXT FOR THOSE WHO (AS I DO) JUST LOVE GOD ALONE!


A science professor begins his schoolyear with a lecture to the students, 'Let me explain the problem science has with religion.' The atheist professor of philosophy pauses before his class and then asks one of his new students to stand.

'You're a Christian, aren't you, son?'

'Yes sir,' the student says

'So you believe in God?'

'Absolutely.'

'Is God good?'

'Sure! God's good.

'Is God all-powerful? Can God do anything?'

'Yes.'

'Are you good or evil?'

'The Bible says I'm evil.'

The professor grins knowingly. 'Aha! The Bible!' He considers for a moment. 'Here's one for you. Let's say there's a sick person over here and you can cure him. You can do it. Would you help him? Would you try?'

'Yes sir, I would.'

'So you're good...!'

'I wouldn't say that.'

'But why not say that? You'd help a sick and maimed person if you could.
Most of us would if we could. But God doesn't.'

The student does not answer, so the professor continues. 'He doesn't, does he? My brother was a Christian who died of cancer, even though he prayed to Jesus to heal him. How is this Jesus good? Hmmm? Can you answer that one?'

The student remains silent.

'No, you can't, can you?' the professor says... He takes a sip of water from a glass on his desk to give the student time to relax.

'Let's start again, young fella. Is God good?'

'Er...yes,' the student says.

'Is Satan good?'

The student doesn't hesitate on this one. 'No.'

'Then where does Satan come from?'

The student falters. 'From God'

'That's right. God made Satan, didn't he? Tell me, son. Is there evil in this world?'

'Yes, sir.'

'Evil's everywhere, isn't it? And God did make everything, correct?'

'Yes.'

'So who created evil?' The professor continued, 'If God created everything, then God created evil, since evil exists, and according to the principle that our works define who we are, then God is evil.'

Again, the student has no answer. 'Is there sickness? Immorality?
Hatred? Ugliness? All these terrible things, do they exist in this world?'

The student squirms on his feet. 'Yes.'

'So who created them?'

The student does not answer again, so the professor repeats his question.
'Who created them?' There is still no answer. Suddenly the lecturer breaks away to pace in front of the classroom. The class is mesmerized. 'Tell me,' he continues onto another student. 'Do you believe in Jesus Christ, son?'

The student's voice betrays him and cracks. 'Yes, professor, I do.'

The old man stops pacing. 'Science says you have five senses you use to identify and observe the world around you. Have you ever seen Jesus?'

'No sir. I've never seen Him.'

'Then tell us if you've ever heard your Jesus?'

'No, sir, I have not.'

'Have you ever felt your Jesus, tasted your Jesus or smelt your Jesus?

Have you ever had any sensory perception of Jesus Christ, or God for that matter?'

'No, sir, I'm afraid I haven't.'

'Yet you still believe in him?'

'Yes.'

'According to the rules of empirical, testable, demonstrable protocol, science says your God doesn't exist. What do you say to that, son?'

'Nothing,' the student replies. 'I only have my faith.'

'Yes, faith,' the professor repeats. 'And that is the problem science has with God. There is no evidence, only faith.'

The student stands quietly for a moment, before asking a question of His own. 'Professor, is there such thing as heat?'

'Yes,' the professor replies. 'There's heat.'

'And is there such a thing as cold?'

'Yes, son, there's cold too.'

'No sir, there isn't.'

The professor turns to face the student, obviously interested. The room suddenly becomes very quiet. The student begins to explain. 'You can have lots of heat, even more heat, super-heat, mega-heat, unlimited heat, white heat, a little heat or no heat, but we don't have anything called 'cold'. We can hit up to 458 degrees below zero, which is no heat, but we can't go any further after that. There is no such thing as cold; otherwise we would be able to go colder than the lowest -458 degrees.'


'Every body or object is susceptible to study when it has or transmits energy, and heat is what makes a body or matter have or transmit energy.
Absolute zero (-458 F) is the total absence of heat. You see, sir, cold is only a word we use to describe the absence of heat. We cannot measure cold. Heat we can measure in thermal units because heat is energy. Cold is not the opposite of heat, sir, just the absence of it.'

Silence across the room. A pen drops somewhere in the classroom, sounding like a hammer.

'What about darkness, professor. Is there such a thing as darkness?'

'Yes,' the professor replies without hesitation. 'What is night if it isn't darkness?'

'You're wrong again, sir. Darkness is not something; it is the absence of something. You can have low light, normal light, bright light, flashing light, but if you have no light constantly you have nothing and it's called darkness, isn't it?

That's the meaning we use to define the word.'

'In reality, darkness isn't. If it were, you would be able to make darkness darker, wouldn't you?'

The professor begins to smile at the student in front of him. This will be a good semester. 'So what point are you making, young man?'

'Yes, professor. My point is, your philosophical premise is flawed to start with, and so your conclusion must also be flawed.'

The professor's face cannot hide his surprise this time. 'Flawed? Can you explain how?'

'You are working on the premise of duality,' the student explains.
'You argue that there is life and then there's death; a good God and a bad God. You are viewing the concept of God as something finite, something we can measure. Sir, science can't even explain a thought.'

'It uses electricity and magnetism, but has never seen, much less fully understood either one. To view death as the opposite of life is to be ignorant of the fact that death cannot exist as a substantive thing.

Death is not the opposite of life, just the absence of it.'

'Now tell me, professor. Do you teach your students that they evolved from a monkey?'

'If you are referring to the natural evolutionary process, young man, yes, of course I do.'

'Have you ever observed evolution with your own eyes, sir?'

The professor begins to shake his head, still smiling, as he realizes where the argument is going. A very good semester, indeed.

'Since no one has ever observed the process of evolution at work and cannot even prove that this process is an on-going endeavor, are you not teaching your opinion, sir? Are you now not a scientist, but a preacher?'

The class is in uproar. The student remains silent until the commotion has subsided.

'To continue the point you were making earlier to the other student, let me give you an example of what I mean.'

The student looks around the room. 'Is there anyone in the class who has ever seen the professor's brain?' The class breaks out into laughter.

'Is there anyone here who has ever heard the professor's brain, felt the professor's brain, touched or smelt the professor's brain? No one appears to have done so. So, according to the established rules of empirical, stable, demonstrable protocol, science says that you have no brain, with all due respect, sir.'

'So if science says you have no brain, how can we trust your lectures, sir?'

Now the room is silent. The professor just stares at the student, his face unreadable.

Finally, after what seems an eternity, the old man answers. 'I guess you'll have to take them on faith.'

'Now, you accept that there is faith, and, in fact, faith exists with life,' the student continues. 'Now, sir, is there such a thing as evil?'

Now uncertain, the professor responds, 'Of course, there is. We see it everyday. It is in the daily example of man's inhumanity to man. It is in the multitude of crime and violence everywhere in the world. These manifestations are nothing else but evil.'

To this the student replied, 'Evil does not exist sir, or at least it does not exist unto itself. Evil is simply the absence of God. It is just like darkness and cold, a word that man has created to describe the absence of God. God did not create evil. Evil is the result of what happens when man does not have God's love present in his heart. It's like the cold that comes

when there is no heat or the darkness that comes when there is no light.'

The professor sat down.


[' Jesus saith unto him, I am the way, and the truth, and the life: no one cometh unto the Father, but by me.' (JOHN 14:6)]

Observando um Deus amoroso...

"O eterno, auto-existente Deus, o Deus que é três em um, ele habita no centro do seu ser, e é um poderoso e valente guerreiro. Ele veio para libertar você, para manter você em segurança, para lhe trazer vitória. Ele fica empolgado, e transborda de alegria, e encontra prazer em sua presença. Ele esculpiu um lugar para ele mesmo dentro de você. Ele não pode se conter ao pensar em você e com a maior alegria rodopia intensamente em antecipação sobre você...
Ele colocou você acima de todas as outras criações e no lugar mais elevado em suas prioridades. Na verdade, ele grita e canta em triunfo, proclamando com alegria o gozo do seu coração em uma canção de regozijo! Tudo por sua causa!
É assim que o Pai o ama. Será que você pode vê-lo sorrindo para você?"

Extraído do livro A Mystery of Majesty- A intimate look at a loving God -
(Um mistério da majestade - Observando um Deus amoroso) de Dennis Jernigan

11 de junho de 2008

Testemunho do Pr. José Barbosa de Sena Neto – ex-padre

... ... ... ... ... ...

Durante muitos anos tive oportunidade de ouvir, por trás do confessionário, um rol de absurdos cometidos pelas de ‘beatas’ que, sob o manto de fingida santidade, traíam os noivos ou maridos; também de maridos que traíam suas esposas com outras mulheres, e até mesmo com outros homens, os quais se “satisfaziam” aplacando suas consciências aos pés de um padre, em geral tão ou mais pecador do que eles. (Leia 1 João 1.9).

Também reconheci os perigos daí provenientes para muitas almas, inclusive a do confessor. Satanás aproveita essas ocasiões para seduzir o confessor, sob o sutil disfarce do chamado ‘sigilo sacramental’, no sentido de descobrir a vida particular dos menos avisados, indo em busca de suas pegadas, procurando o mesmo pecado e o mesmo pecador.

Agora sei que o poder de perdoar pecados jamais deveria ter sido delegado aos padres. A verdadeira confissão deve ser feita a Deus, numa relação íntima e real da alma com o Senhor, sem intermediários humanos (I João 2:1,2). Quando estou arrependido, Deus perdoa TODOS os meus pecados. Hoje reconheço como único “Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus Homem (1 Timóteo 2.5).

Leia este testemunho completo, Clique Aqui.

5 de junho de 2008

FILHOS MISSIONÁRIOS


É uma bela manhã de domingo, e no pátio de uma igreja renomada de São Paulo, cujo pastor é apaixonado por missões transculturais, e sempre prega sobre o tema (mesmo nos cultos dominicais), alguns pais conversam sobre o futuro dos seus filhos, enquanto outros se empanturram de coxinhas e pasteis na cantina missionária.
– Meu filho será professor – diz o mais velho deles.
– Eu gostaria que o meu fosse engenheiro.
– E o meu filho deverá ser um médico – completa o outro irmão, que já exerce a profissão no HC.
– E o seu filho? O que será na vida? – perguntam para aquele que ainda não haviam respondido, cuja filha é uma linda menininha, paparicada por todos da igreja.
– A minha filha será missionária entre as tribos afegãs, que habitam as montanhas controladas pelo Talibã, ou então entre outro povo não-alcançado. Ainda estou orando sobre o assunto!

O espanto é geral, quase uma santa indignação, daqueles pais bem sucedidos e zelosos, que querem o melhor para os seus pequenos. Por muito não se repetiu o ocorrido de Atos 7:57,58 "Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam."

Saí em silêncio e pensativo, lembrando-me de Jesus quando disse: "Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração". Pensei: "Por que tenho dificuldade de colocar meu tesouro (meu coração, minha vida, minha filha) a serviço do reino?". Lembrei-me também de João 3:16; João 15:13; Provérbio 23:26 e tantas outras passagens que falam de entrega. Orei por mais fé!

Jamierson Oliveira, editor da Revista Povos்

Fonte: Blog Equattoria

Retrato do estereótipo em VEJA

Coluna Gente da Revista VEJA, edição 2063, 04/06/2008: "Poucos brasileiros encarariam com tanta disposição quatro dias de viagem de barco pela Amazônia, dormindo na rede e cercado por 100 evangélicos que só liam a Bíblia, como fez o americano SETH KUGEL. Colaborador do caderno de turismo do The New York Times, ele escreveu sobre a experiência e voltou ao Brasil sete vezes..." e continua a coluna.

É assim que a grande mídia, que quer se parecer vanguardista enxerga os evangélicos brasileiros. Um bando de vidrados em mantras, repetindo versos da Bíblia, enquanto as pessoas estão dormindo em redes nas viagens pelo rio Amazonas, é a tortura para quem não sabe nadar ou pode viajar de avião. O que não dirá dos demais? Só liam a Bíblia, um livro atrasado? Deveriam ter lido VEJA, que é moderna, de vanguarda! Ou quem sabe Playboy, que é da mesma editora?

É aquela velha história, a imprensa olha para uma cidade miserável do Afeganistão e diz: Olhem, vejam só como são atrasados, são muçulmanos! Vivem no obscurantismo. Falam sobre Dubai, muçulmana, e dizem: Olhem, vejam que vanguarda, quantas edificações maravilhosas! As mulheres aqui são tradicionais, guardam os preceitos do Corão.

Os judeus são filmados balançando a cabeça repetidamente, no Muro das Lamentações por exemplo, enquanto memorizam ou recitam passagens da Torá (os cinco primeiros livros do Velho Testamento em Hebraico)? Aquilo é tradição religiosa, é o supra-sumo da religião judaica.

A revista deveria se prestar a informar seus leitores. Aqui em Igarassu/PE, tem umas senhoras carolas que passam na frente da Assembléia de Deus, na avenida que liga suas casas á Igreja Católica. Próximo á igreja evangélica, mudam de calçada, como se algum mal fôssemos lhes fazer. O que não ouço no dia-a-dia e sou obrigado a desfazer vocês não imaginam. São coisas absurdas que determinados líderes religiosos inescrupulosos propagam e a mídia endossa.

No fim das contas o problema se resume a dinheiro. São judeus que financiam a mídia. Quanto aos muçulmanos, quem é doido de falar mal deles, apenas mascaram o estereótipo? Conosco é diferente. É o povo que não é, somos milhões, mas a mídia solenemente nos ignora. Ah! Além da Bíblia eu leio VEJA, toda semana. Como a Bíblia é milhões de vezes mais importante do que a revista, leio-a todos os dias, a revista somente quando chega. Deveria ser diferente?

Publicado originalmente em http://daladier.blogspot.com - Reflexões Sobre Quase Tudo

Extraído do blog Confeitaria Cristã
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...